Niterói em estado de atenção devido à passagem de frente fria

Niterói em Estado de Atenção devido à Passagem de Frente Fria
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Niterói, por meio da Defesa Civil, informa à população sobre o monitoramento da passagem de uma frente fria pelo oceano, provocando mudanças no clima do município. Para a quarta-feira (14), a previsão aponta um tempo instável, caracterizado por céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuvas a partir da tarde, acompanhadas de raios e ventos.

Em virtude dessas condições climáticas, a Defesa Civil emitiu um aviso meteorológico de chuva intensa, válido a partir das 12h desta quarta-feira (14/02) até 23h59 de quinta-feira (15/02). Diante desse cenário, é crucial que os moradores estejam alertas, especialmente aqueles em áreas de risco, para possíveis indícios de deslizamentos e estejam preparados para se deslocarem para locais seguros, se necessário. Aqueles que já se encontram em áreas seguras devem permanecer nestes locais até que o aviso de chuva intensa seja suspenso.

Medidas preventivas incluem evitar transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios. Em casos de ventos fortes e chuvas com descargas atmosféricas, é aconselhável evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói realiza um plantão 24h de monitoramento meteorológico, enviando informações detalhadas sobre a previsão do tempo e avisos por meio do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia está preparada com uma estrutura composta por 154 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2700 voluntários pela cidade. Atualmente, o sistema de monitoramento conta com 46 pluviômetros, sendo 30 operados pela secretaria e 16 pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Além disso, há 37 sirenes distribuídas nas comunidades, com alcance para mais de 120 mil pessoas. A Secretaria também mantém cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirenes e riscos de deslizamentos e desabamentos, acessíveis através do aplicativo Alerta DCNit, na seção “sirenes – pontos de apoio”.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais