A Prefeitura de Itaboraí anunciou o retorno da cidade à bandeira laranja (risco moderado), referente ao combate à pandemia da covid-19. Apesar de recomendar reforço nas medidas restritivas, a decisão publicada no Diário Oficial do Município não apresenta dados que expliquem a redução na classificação do risco de contágio.
Somente de sexta-feira (14/05) até hoje (17), 70 novos casos da doença foram confirmados na cidade. Sem contar as subnotificações e os casos sob suspeita e sem confirmação. O número de óbitos está próximo de 700.
O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, disse que a mudança para a bandeira laranja foi possível através do “estabelecimento de medidas efetivas para frear a propagação e o contágio da doença na cidade”. Entretanto, não apresentou dados sobre possíveis quedas nos índices de contágio, que poderiam embasar a decisão.
Confira abaixo as medidas sanitárias em vigor na cidade:
Transporte coletivo municipal com até 50% da capacidade de lotação, com janelas destravadas e abertas. É obrigatório o uso de máscaras pelos condutores e passageiros.
Farmácias, drogarias, comércio varejistas de alimentos, lojas de materiais de EPI, construção, limpeza, ferragem e informática poderão funcionar em horário irrestrito. Demais estabelecimentos (incluindo shoppings) com 50% da sua capacidade, limitando o funcionamento diário até o máximo de 23h59.
Restaurantes, lanchonetes, bares e congêneres podem funcionar com 50% da capacidade. Vendedores ambulantes têm a atividade normalizada.
Salões de beleza, tatuadores, massagem e estética funcionam com 50% da capacidade. Academias também com 50% da capacidade de atendimento.
Na área da Educação, o prefeito Marcelo Delaroli deixou a critério da Comissão Municipal de Gerenciamento Educacional da pandemia da Covid-19.
Esporte e Lazer – As competições esportivas podem realizadas em público, realizações de treinos e jogos em ambientes abertos sem público externo. Cinemas, teatro e feiras culturais podem funcionar com 50% da capacidade.
Manifestações religiosas também estão liberadas, com 50% da lotação do espaço.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelho (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).