Funarte lança o livro ‘Panorama da ópera no Brasil’ nesta quarta (25/5), no Teatro Dulcina, no Rio, com apresentação de uma cortina lírica

Facebook
Twitter
WhatsApp

Publicação – voltada para o público não especializado – conta a história da difusão do gênero no país desde o período colonial até o século XX

Intencionalmente, os autores escolheram abordar mais a interação desse gênero com outros aspectos da vida brasileira, como arquitetura, urbanismo, costumes, crítica, teatro, jornalismo e política, do que o aspecto musicológico. Desse modo, a obra atenta para aspectos menos conhecidos da história, como a presença marcante dos afrodescendentes brasileiros no mundo musical do Brasil Colônia; a atração de personagens como D. João VI, Pedro I e a princesa Leopoldina pelo universo da ópera; e as disputas apaixonadas entre torcidas em torno de cantoras líricas rivais nos teatros do Brasil do século XIX — um conflito em que divergências musicais se confundiam com rixas políticas.

Panorama da ópera no Brasil descortina, ainda, os corais de canto lírico em vilarejos da Amazônia no século XVIII; o ambiente da ópera e da música de Rossini como palco e pano de fundo da efervescência política às vésperas da Independência; a irreverência do humor brasileiro que parodia e subverte as operetas do compositor e violoncelista Jacques Offenbach (precursor do teatro musical moderno) no Rio de Janeiro do século XIX; a estridência das críticas publicadas por romancistas e dramaturgos como José de Alencar e Martins Pena; as primeiras tentativas de criação de uma ópera nacional e o sucesso de Carlos Gomes na Europa; e o luxo e a pompa dos teatros erguidos na Amazônia da belle époque.

Sobre os autores

Cláudio Figueiredo é jornalista e tradutor. Trabalhou no Jornal do Brasil e na TV Globo. É autor de Entre sem bater: a vida de Aparício Torelly, o Barão de Itararé, finalista do Prêmio Jabuti 2012, categoria Biografia). Coautor dos livros O porto e a cidade: O Rio de Janeiro entre 1565 e 1910 (Prêmio Jabuti 2006 na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro: um século em cartaz (2011).

Nubia Melhem Santos é pesquisadora e editora com formação em Letras. Publicou, como organizadora e pesquisadora, Era uma vez o Morro do Castelo (2000); Burle Marx: jardins e ecologia (2002); O porto e a cidade: o Rio de Janeiro entre 1565 e 1910 (Prêmio Jabuti 2006 na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes); Theatro Municipal do Rio de Janeiro: um século em cartaz (2011); e Amazônia das palavras (2020). Fez o argumento do filme Marcia Haydée: uma vida pela dança (2019).

Serviço

Lançamento do livro Panorama da ópera no Brasil
Data e hora: 25 de maio de 2022, das 18h às 20h
Local: Teatro Dulcina
R. Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Cortina Lírica (18h)
Sophia Dornellas (soprano)
Guilherme Moreira (tenor)
Priscila Bomfim (piano)

Repertório operístico:
Le nozze di Figaro – “Deh Vieni non tardar” – W. A. Mozart
Cosi fan tutte – “Tradito schernito” – W. A. Mozart
Don Pasquale – “Quel guardo il cavalieri” – Gaetano Donizetti
L’elisir d’amore – “Una furtiva lagrima” – Gaetano Donizetti
Piedade – “É preciso morrer”- João Guilherme Ripper
O Engenheiro – “O nosso mundo está ruindo” – Tim Rescala
Fausto – “Salut! demeure chaste et pure” – Charles Gounod
Romeo e Julieta – “Je veux vivre” – Charles Gounod
La Bohème – “Si, mi chiamano Mimi” – Giacomo Puccini
La Bohème – “O Soave Fanciulla” – Giacomo Puccini

Livro Panorama da ópera no Brasil
Autores: Claudio Figueiredo e Nubia Melhem Santos
Edições Funarte
Páginas: 288
Tamanho: 18x26cm
Preço: R$ 50,00

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais