O deputado federal Dimas Gadelhas tem liderado um movimento que tem o objetivo de cobrar melhorias na prestação de serviços da Enel aos consumidores. Responsável pelo fornecimento de energia para mais de 7,1 milhões de pessoas, a concessionária figura entre as empresas com maior número de reclamações dos consumidores no país.
A iniciativa do deputado surge em meio a crescentes reclamações de consumidores sobre problemas com a Enel, em diversas cidades.
“A Enel vem, desde 2014, sendo classificada como pior ou uma das piores distribuidoras de energia do país. Com relatos de falta de luz diariamente, a empresa vem deixando a desejar na resposta às chuvas e na prestação do serviço básico como concessionária. As contas não param de chegar, com seus valores consideráveis para o bolso do trabalhador. Na maioria das vezes em que algum consumidor solicita análise no valor da conta, a empresa se limita a responder que está tudo certo. Mas as pessoas não têm como calcular seus gastos e acaba ficando a mercê dos posicionamentos da empresa. Queremos a Enel fora! Assine o abaixo-assinado no link da bio e vamos comprovar essa insatisfação coletiva e popular”, publicou o Dimas Gadelha em suas redes sociais.
O link para assinar o abaixo-assinado é o https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/justica_federal_fora_enel/?ciRPrtb&utm_source=sharetools&utm_medium=copy&utm_campaign=petition-1673330-fora_enel&utm_term=ciRPrtb%2Bpo.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Enel é uma das empresas com maior número de reclamações de consumidores em todo o país.
Entre as principais queixas estão interrupções no fornecimento de energia elétrica, cobranças indevidas e problemas com o atendimento ao cliente.
Por meio do abaixo-assinado, de mobilizações nas redes sociais e demais manifestações, a iniciativa busca pressionar a empresa a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores.
O movimento também visa chamar a atenção das autoridades e da própria Enel. “Afinal, quem paga e quem sofre são os consumidores”, ressalta o deputado.
A Enel no Rio de Janeiro
A Enel Distribuição Rio atende a três milhões de unidades consumidoras, entre residenciais, comerciais, industriais e públicos no estado do Rio de Janeiro. A população atendida é de 7,1 milhões de pessoas, distribuídas em 66 municípios fluminenses.