Por Patrick Guimarães
Falta pouco mais de um ano para o início das próximas eleições e as peças já começaram a se movimentar no tabuleiro da política fluminense. Talvez em 2022 tenhamos o processo eleitoral mais polarizado da história, já que a disputa pela presidência promete acirrar ainda mais os ânimos. O fato é que nada está definido e os partidos vêm se mexendo para garantir as melhores alianças, de olho nas vagas das câmaras estadual e federal, do Senado, e do governo do estado.
Em um desses cenários, o deputado federal Altineu Côrtes (PL), um dos mais bem articulados no Estado, vem despontando como possível candidato ao Senado. Altineu tem chances de se eleger senador, pois alia a experiência de 20 anos no Legislativo às muitas parcerias que tem no campo político.

Caso isto se confirme em 2022, Altineu deixa uma vaga aberta na Câmara Federal. Isto considerando o cenário, que teoricamente lhe garante mais uma reeleição.
O ex-deputado federal e atual secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários de São Gonçalo, Roberto Sales (PL), é um dos que podem se beneficiar com essa suposta candidatura. “Fechamento” de Altineu, poderá ganhar o apoio do governo municipal na sua campanha. Também experiente, Roberto tem buscado apresentar trabalho no comando da pasta e ganhar ainda mais a confiança do governo municipal.
De qualquer modo, tudo indica que tanto Altineu quanto Sales devem fazer dobrada com Douglas Ruas na busca por votos. Filho do prefeito, Ruas também é secretário municipal, de Gestão Integrada e Projetos Especiais, e vai tentar se eleger deputado estadual no ano que vem.
