Nesta sexta-feira, 13 de agosto, as forças de segurança estaduais deram início à quarta etapa da Operação Maré. Desde as primeiras horas da manhã, policiais militares se destacaram nas comunidades Vila do Pinheiro e Salsa, localizadas na Maré, bem como na Chacrinha, situada na Praça Seca, e nas regiões de Covanca, Caixa D’água e Bateau Mouche, em Jacarepaguá.
A ênfase desta fase concentra-se na captura de criminosos que buscaram refúgio em outras comunidades, no cumprimento de mandados de prisão, na retomada de territórios e na apreensão de armas e entorpecentes. O setor de inteligência da Polícia Civil continua monitorando ativamente essas áreas e as atividades dos delinquentes.
Até o início da manhã, um fuzil calibre 5.56 foi apreendido na comunidade do Chacrinha, elevando o total de fuzis apreendidos ao longo da semana de operações para 14. A Operação Maré já causou um prejuízo estimado em R$20 milhões às organizações criminosas e resultou na remoção de 52 toneladas de barricadas das ruas, demonstrando um comprometimento inabalável das autoridades em assegurar a segurança e o bem-estar da população.