No próximo dia 22 de novembro, Niterói marcará seus 450 anos com a entrega final da remodelação da rotatória de Camboinhas, um projeto destinado a aprimorar a mobilidade na Região Oceânica da cidade. Além de ser um novo ponto de convívio, a obra sustentável promete trazer impactos positivos significativos para a cidade.
Em uma vistoria realizada no dia 8 de dezembro, o prefeito Axel Grael e o secretário Executivo, Rodrigo Neves, acompanharam de perto o progresso das obras de remodelação.
“Estamos inspecionando mais uma vez essa obra que resolverá um problema antigo no trânsito em direção a Piratininga e Camboinhas. Com essa solução da Prefeitura de Niterói, além de ganharmos uma bela praça, teremos uma melhoria significativa na mobilidade da região, reduzindo consideravelmente o tráfego local. É uma entrega de extrema importância para a cidade”, destacou o prefeito Axel Grael.
A primeira fase, abrangendo a construção da praça e da área do ponto de ônibus, será concluída no dia 22, enquanto a parte viária, já em fase final, terá conclusão em dezembro. A área de convivência receberá o nome do ambientalista Stuessel Amora, fundador da Sociedade de Pró-Preservação Urbanística e Ecológica de Camboinhas (Soprecam), que presidiu até 2014. As estruturas das duas pontes do projeto já estão finalizadas e atravessam o Canal de Camboatá. Além disso, parte da ciclovia já foi demarcada e terá ligação com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.
“A obra terá um impacto significativo na região, melhorando consideravelmente o fluxo. Ela foi pensada dentro do plano de mobilidade urbana que elaboramos em 2019, com o objetivo de investir em melhorias na circulação. Conseguimos tirar do papel o túnel Charitas-Cafubá, e a infraestrutura continua sendo uma das prioridades do governo Axel”, afirmou Rodrigo Neves, ex-prefeito e secretário Executivo.
Além da remodelação da rotatória, obras de pavimentação das calçadas ao redor do canteiro de obras estão em andamento. As equipes também estão construindo a praça central, um dos pontos de ônibus do local, assim como a praça e o parcão para cães.
A previsão é entregar a primeira das três etapas da obra este mês, incluindo a conclusão da ponte de saída do bairro, que ligará a Avenida Professor Florestan Fernandes à Avenida Almirante Tamandaré, além da praça central e do parcão, e também do trecho da ciclofaixa que fará a conexão de Camboinhas com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.
O investimento total na obra é de R$ 15,8 milhões e inclui a construção de uma estação de ônibus, nos moldes das estações da Transoceânica, além de áreas de convivência, bicicletário, arborização e iluminação.
Com a nova rotatória de Camboinhas, as vias de entrada e saída do bairro serão modernizadas, permitindo um fluxo maior de veículos, otimizando o transporte público e incentivando o uso de bicicletas como meio de locomoção, além de proporcionar mais segurança e comodidade aos pedestres.
A vistoria contou com a presença dos secretários de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, e de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini; o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões; o presidente da NitTrans, Gilson Souza, e o subsecretário de Urbanismo e Mobilidade, Fabricio Arriaga, entre outros.



