Homens solteiros do Rio de Janeiro ocupam a 2ª posição em gastos com aplicativos de relacionamento, conforme aponta pesquisa do Itaú Unibanco realizada em 2023. No período de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo intervalo de 2022, os gastos apresentaram um incremento notável de 13%, com um ticket médio de R$ 32,58. A pesquisa, baseada nos gastos realizados nos cartões de crédito para esse tipo de serviço, destaca que os homens representam expressivos 78% das transações.
Os estados líderes em transações nos aplicativos de relacionamento são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, nessa ordem. Os meses de janeiro e fevereiro de 2023 registraram as maiores elevações no consumo em comparação ao mesmo período do ano anterior, com aumentos de 23% e 22%, respectivamente.
Na análise por faixa salarial, os homens com renda entre 2 e 4 salários por mês lideram as transações, somando 28% da amostra avaliada. Aqueles com ganhos entre 1 e 2 salários, majoritariamente jovens, e os que recebem entre 4 e 8 salários, estão logo em seguida, ambos com 23%.
Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco, destaca que o levantamento revela que o uso das versões pagas desses aplicativos está concentrado principalmente na geração Y, responsável por 47% das transações em 2023. A geração X ocupa o segundo lugar, com 30%, enquanto os mais velhos (baby boomers) e os mais jovens (geração Z) praticamente empatam, com 12% e 11%, respectivamente.
A pesquisa ressalta a predominância masculina nas transações, destacando um comportamento de consumo significativo. O aumento de 13% nos pagamentos efetuados durante o período analisado evidencia a crescente relevância dos aplicativos de relacionamento na vida dos homens solteiros do Rio de Janeiro.