Preocupados com possíveis impactos no abastecimento devido às chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul, supermercados de Niterói estão restringindo a compra de arroz por clientes.
Em estabelecimentos do Fonseca e do Centro, cada pessoa pode levar até dez quilos do produto. Em Icaraí, o feijão também está com restrição: limite máximo de três quilos por CPF.
Medida Preventiva
Segundo Fábio Queiróz, vice-presidente da Associação de Supermercados das Américas (Alas) e presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), a medida tem caráter preventivo para evitar “injustiça social” e alta nos preços.
Apesar da situação, Queiróz afirma que não há necessidade de estocar arroz, já que as fábricas estão trabalhando normalmente e não há relatos de problemas no carregamento dos caminhões.
Situação nos Supermercados
Em três dos seis supermercados visitados, foi constatada a restrição na compra de arroz. Cartazes informam sobre os limites de compra, visando evitar superestocagem e aumento dos preços.
No Supermercado Princesa, não há restrição, mas a orientação é para compras conscientes, evitando o esgotamento de produtos e possíveis aumentos de preços.
Os supermercados Prezunic, Rede Economia e Guanabara não retornaram o contato até o momento.