Por Patrick Guimarães
O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) esteve com lideranças políticas de São Gonçalo, ontem (20/07) à noite, em evento organizado pelo diretório municipal do seu partido. Possível candidato ao governo do Estado no próximo ano, Neves fez questão de destacar a importância da recuperação e o desenvolvimento do município de São Gonçalo, e criticou os governos estadual e municipal por não apresentarem nenhum planejamento para o futuro de São Gonçalo. Um dos pontos altos do encontro foi a filiação da ex-deputada Graça Matos, agora de volta ao PDT.
Com a proposta de iniciar debates sobre o futuro do Estado e dos municípios, o encontro se baseou na temática “O Estado do Rio que queremos” e reuniu importantes lideranças empresariais, trabalhistas, da juventude e de forças políticas.
Segundo Rodrigo Neves, “a reconstrução do Rio de Janeiro passa pelo resgate de São Gonçalo, que já foi uma das cidades com maior base industrial e de empregos do Estado, e precisa estar entre as prioridades no cenário político estadual”.
“Precisamos recuperar a indústria naval e a refinaria de Itaboraí, implementar um plano de recuperação econômica e reindustrialização da cidade, criar frentes de trabalho através de um new deal ecológico, recuperar o transporte público especialmente tirando do papel projetos prometidos há anos (como a linha 3, barcas e a recuperação do transporte coletivo), recuperar e reabrir os CIEPs atualmente abandonados, levar saneamento para todos os bairros, expandir o médico de família e enfrentar a grave situação de segurança pública são algumas das prioridades debatidas neste encontro”, disse o ex-prefeito de Niterói. ⠀⠀ ⠀
Neves também afirmou que os atuais governos estadual e municipal não têm projeto de desenvolvimento para São Gonçalo. “É possível mudar essa realidade. Conheci profundamente a cidade. A população gonçalense reconhece o trabalho que realizamos na vizinha Niterói. Com uma das menores capacidades de investimento do Estado, São Gonçalo precisa e terá um plano estadual de desenvolvimento integrado para resgatar a cidade e a qualidade de vida dos gonçalenses”, avalia Neves.
Entre as lideranças políticas de peso presentes no evento compareceram o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira (Solidariedade), Dimas Gadelha (PT), Marlos Costa (PDT), Brizola Neto (PDT), o deputado federal Chico D’ângelo (PDT), o vereador Romário Régis (PC do B), os pedetistas Miguel Moraes e Henrique Porto, e a ex-deputada estadual Graça Matos, esposa do ex-prefeito Edson Ezequiel, agora de volta ao PDT. O ex-secretário municipal Evanildo Barreto e lideranças dos partidos Cidadania e Rede também marcaram presença no encontro.