O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, conquistou o 7º lugar no ranking das unidades de conservação mais procuradas pelos brasileiros em 2024, de acordo com a plataforma Bulbe Energia. Essa posição é fruto do empenho das equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na proteção da fauna e flora do Estado do Rio.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou que a classificação do PEPB demonstra o compromisso do Governo Estadual com a preservação ambiental e a promoção do contato da população com as belezas naturais fluminenses.
A Bulbe Energia apontou que houve um aumento significativo na visitação às áreas protegidas em todo o país, com um crescimento de 50% nas pesquisas online por unidades de conservação. Os parques estaduais do Rio de Janeiro receberam mais de 2.5 milhões de visitantes em 2024.
Com mais de 12,3 mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior floresta urbana do mundo. Sua biodiversidade inclui nascentes, cachoeiras e mais de 450 espécies de animais, tornando-o uma importante Área Importante para a Conservação das Aves e da Biodiversidade (IBA), reconhecida internacionalmente pela BirdLife International.
Foto: Divulgação / Internet