O Sesc RJ inaugurou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi)

Em ação pioneira, Sesc RJ cria 1° Núcleo de Estudos
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

O Sesc RJ inaugurou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) na última semana, dedicado à produção e valorização da história, culturas e identidades desses grupos no Estado do Rio. O Neabi faz parte do projeto Consciências, que promove a educação antirracista.

Localizado no Sesc Madureira II, o Núcleo de estudos sediou uma roda de conversa sobre a importância dos Neabis em instituições do país, com a presença do professor Dr. Roberto Borges e Danielle Anatólio, atriz e pesquisadora.

Durante a inauguração, houve uma apresentação do experimento de dança negra “Ngoni”, abordando a sensibilidade feminina na cultura africana.

A próxima atividade será uma roda de conversa sobre saúde mental e população negra, com a participação de profissionais da área.

Os Neabis são núcleos presentes em diversas instituições acadêmicas do Brasil, promovendo a valorização da história e cultura afrodescendente e indígena, além de combater a discriminação étnico-racial.

O Sesc RJ é a primeira unidade a criar um núcleo com esse propósito, oferecendo diversas atividades para a promoção da diversidade e conhecimento cultural.

Abaixo, a programação de rodas de conversas de 2025:

22/10, às 14h | Roda de conversa: Saúde mental e população negraCarolina Michaella Borges Torelli – psicóloga e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ.Wilson Lima – psicólogo e pesquisador, mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ.Mediação: Roberto Borges

05/11, às 14h | Roda de conversa: As comissões de heteroidentificação e os Neabis: reflexões necessáriasRenan Moutinho – professor e pós-doutor pela Uerj.Mariana Brito – presidente do Fórum de Neabis do Cefet-RJ e doutora em Geografia pela UFRJ.Mediação: Roberto Borges

19/11, às 14h | Roda de conversa: Amor, afeto e relações raciaisRoberto Borges – professor doutor e membro da AINALC e do CLACSO.Carlos Matheus – ator e comunicador, integrante do projeto cultural Paulo da Portela.Mediação: Roberto Borges.

O Shopping dos Peixinhos fica na Avenida Ministro Edgard Romero, 81,Madureira,

Foto: Divulgação/ Internet

Leia Mais