Teatro Carlos Gomes recebe mais uma edição do Fórum ITI Brasil de teatro

Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Os dias 24 e 25 de novembro vão agitar o Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio, com mais uma edição do Fórum ITI Brasil de teatro do Instituto Internacional de Teatro (ITI), com a apresentação de diversas peças de artistas e produtores das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e outros municípios da Baixada Fluminense.

 

A programação começa às 19 horas, com a abertura oficial, e também com a apresentação e entrega do Prêmio Desafio Caminhos da Cena: Uma Maratona Estudantil, idealizado por Carla Costa, que vai premiar nove estudantes de teatro que dedicaram o ano de 2025 a assistir espetáculos teatrais, com a distribuição de mais de R$5 mil em prêmios para os primeiros colocados em cada categoria.

 

Na abertura, dia 24, serão realizadas apresentações teatrais das peças Poesia do Samba, do Complexo Negra Palavra; Jão Queixote – A Semente, do Grupo Nós Destinos de Teatro; Teresas, da Trupe  Silvas de Teatro; Feio, da Dobra Teatro; Aniversário Guanabara, da Renca Coletivo de Teatro; e A Farra do Boi Bumbá, dos Ciclomáticos. Além da participação e falas de figuras como Tarcísio Motta (Deputado Federal), Maria Marighella (FUNARTE), Lucas Padilha (SMC Rio) e Danielle Barros (SECEC Rio).

 

Já no dia 25 de novembro, a Sala Guarani do Teatro Municipal recebe uma sequência de rodas de conversas e apresentações artísticas com temas variados e mediadores que são voltados para cada assunto discutido nas mesas, como o deputado federal Tarcísio Motta; Aline Vila Real, da Funarte; Julia Pacheco, secretária de Cultura de Niterói; e Márcia Dias, representando a Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR).

 

Para Jeff Fagundes, presidente do Centro Brasil do International Theatre Institute, o evento é mais uma prova de que o Brasil está na direção certa para se consolidar como um polo mundial das artes cênicas, com grupos e companhias de renome internacional, refletindo o poder da cultura nacional.

 

“O Brasil é produtor natural de teatralidade e o Rio de Janeiro é um território extremamente cultural. Nós, enquanto sociedade, precisamos fomentar a produção cultural e discussões acerca do tema, para elevar, ainda mais, o nome do Brasil no cenário teatral global. Posso afirmar que serão dois dias de encontros e trocas com uma programação imperdível”, pontua Fagundes.

 

O Instituto Ato, um dos apoiadores do Fórum, também estará no evento, representado pela sua diretora, Leila Maria Moreno, que também discursará na abertura do encontro. Ela reforça que a instituição valoriza e difunde as artes cênicas fluminenses.

“Firmamos a parceria com o Instituto Internacional de Teatro (ITI) para que essa colaboração fortaleça a integração da cena brasileira à rede internacional e inspire novos diálogos entre territórios e artistas. Com orgulho, o Instituto ATO realiza junto ao Fórum ITI Brasil, presidido por Jeff Fagundes, no Rio de Janeiro, encontros que promovem representatividade, intercâmbio e formação. Estamos entusiasmados e felizes com a realização desse projeto”, afirma a diretora do Instituto Ato.

 

O Fórum ITI Brasil: Representatividade e Fomento dos Teatros Brasileiros no Rio de Janeiro do Instituto Internacional de Teatro é realizado em parceria com o Instituto Ato Toda Arte, graças ao Termo de Fomento nº 958739/2024, com fundos oriundo de emenda parlamentar, celebrado pelo Ministério da Cultura – MinC, patrocinado pelo Governo Federal, e com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio De Janeiro.

Serviços
Fórum ITI Brasil de teatro do Instituto Internacional de Teatro (ITI)
24 e 25 de novembro, a partir das 19 horas
Teatro Municipal Carlos Gomes – Praça Tiradentes, s/n, centro – Rio de Janeiro
Entrada Gratuita

Foto: A Farra do Boi Bumbá _ Crédito: Danilo Sergio

Leia Mais