Em um encontro de escuta e troca de experiências, cerca de 40 mulheres se reuniram neste sábado na Sociedade Beneficente Sagrada Família, em Vila Ipiranga, em uma atividade promovida pela Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Participação Social. O evento, centrado no protagonismo feminino, ofereceu serviços e atividades voltadas ao bem-estar e buscou fortalecer a participação feminina na criação de políticas públicas.
Conforme detalhou o secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro, esta foi a sexta edição das Mesas de Diálogo, que visam fomentar o diálogo comunitário sobre empoderamento feminino e participação social. Estão previstas cerca de 30 dessas rodas de conversa ao longo do ano, visando maior integração entre secretarias e comunidades mais vulneráveis, promovendo acesso à informação e serviços públicos.
Durante a reunião, as mulheres participantes puderam usufruir de atividades de saúde e bem-estar, além de palestras específicas para mães atípicas, sessões de auriculoterapia e serviços de trançado. Um espaço de recreação foi disponibilizado para crianças, permitindo que mães participassem com tranquilidade das atividades propostas.
A líder comunitária da Vila Ipiranga, Bernadete Fernandes, uma das organizadoras, ressaltou o valor de levar informação e oportunidades às mulheres da comunidade, enfatizando o impacto positivo da participação.
A ação foi uma parceria com a Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit), o projeto Empodera Mulher Comunidade e outras entidades, como parte do Plano Municipal de Participação Social. O objetivo é ampliar a participação cidadã e fortalecer o diálogo entre governo e moradores.
Marcelle Freitas, diretora de pauta de mulheres da Famnit, frisou que iniciativas como o Empodera Mulher são cruciais para motivar a participação feminina nos espaços de decisão e na elaboração de políticas públicas, incentivando-as a transformar suas realidades.
Luiza Ferreira, moradora de Vila Ipiranga, relatou a importância do evento na divulgação de programas e serviços municipais desconhecidos por muitas. Ela destacou a descoberta de novas oportunidades, como cursos, e expressou a esperança de que outros encontros ocorram.
As Mesas de Diálogo, realizadas em várias partes da cidade, têm como meta aproximar o governo das comunidades, promovendo a escuta ativa e fomentando a construção colaborativa de políticas públicas. A próxima edição abordará o tema da acessibilidade, seguindo o cronograma do Plano Municipal de Participação Social.
Acompanhe O Contexto para mais notícias em tempo real.



