O que falta é oportunidade

Foto: Divulgalção
Facebook
Twitter
WhatsApp

Os brasileiros são muito versáteis e inteligentes. Vivendo em um país, onde índices como economia e desenvolvimento humano, por exemplo, oscilam como se estivessem em uma montanha russa e despencam mais do que sobem a cada ano, a maioria se vê obrigada a “correr atrás” com formação educacional e profissional “capenga” para sobreviver. Todos os dias, é preciso buscar formas para driblar as dificuldades impostas sem piedade pela cultura da desinformação e da manipulação em massa.

No Brasil, a igualdade e o respeito aos direitos básicos do cidadão ainda são um sonho, tamanho o atraso do país. Nos países economicamente desenvolvidos, o básico nem se discute, os governos têm que oferecer e ponto. Não se trata de uma escolha, como ocorre no Brasil. Por essas e outras, ainda somos um país emergente e bagunçado.

Infelizmente, a segregação social é o que rege o mundo atual. O mais complexo é enxergar como isso é feito em nossa sociedade. As mazelas sociais e econômicas funcionam como combustível nesse universo de mentiras e descaso. O rico cada vez mais rico, enquanto o pobre vai somando injustiças e dificuldades. E vive cada vez mais pobre. O Brasil, definitivamente, não é a terra das oportunidades.

A falta de estrutura, acesso ao ensino de qualidade, à saúde, à cultura, a bons empregos, ao esporte e lazer, geraram um sistema extremamente desigual. Para piorar, no Brasil não basta ter um diploma. De tempos em tempos os empregos somem. 

Provavelmente, você já ouviu a expressão “o brasileiro tem que ser estudado”, em referência à sua criatividade. De fato, mesmo sendo tratado com descaso, os brasileiros se viram e ainda conseguem sorrir.

Os trabalhadores e trabalhadoras formam a mola principal da economia. Mesmo assim são os menos favorecidos. Desinformação e alienação comandam o maior país do nosso continente. Um gigante adormecido, assim como o seu povo. Mas é fácil entender. Como fazer revolução se a cabeça está sempre focada no sustento da família?

Ao longo da vida, a falta de oportunidades acaba impulsionando muita gente para a criminalidade, seja ela com arma em punho e emprego de violência, ou através de golpes.

Hoje em dia, o Brasil se configura como um barco sem rumo, sem capitão de fato. Escândalos e mais escândalos envolvendo dinheiro público, falta de assistência básica por todo canto. É um país que sempre será grandioso. Os brasileiros sempre vão se encarregar disso, mesmo que a falta de esperança sobre dias melhores muitas vezes tomem conta dos nossos pensamentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais