Sobre o episódio de mortandade de peixes em Ponta Negra, ocorrido o último sábado (4/09), a Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Maricá tranquilizou a população da cidade e assegurou a qualidade para o consumo.
De acordo com o comunicado da prefeitura, não houve nenhum registro de atendimento ou internação de pessoas nas unidades de saúde municipais relacionados à suposta ingestão daqueles peixes.
Afirma ainda que o fenômeno aconteceu isoladamente e apenas neste dia (4), sem repetição nos dias seguintes. O governo também garante haver fiscalização da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos que comercializam pescados com frequência.
A Associação de Pescadores de Ponta Negra, por meio de seu presidente, Valdir Ferreira, disse ontem (8/09) que jamais se prestarão a comercializar pescados se não estiverem em boas condições.
Uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) está no município nesta quinta-feira (9/09), para coletar amostras das águas da Lagoa de Ponta Negra e estudar o que causa esses fenômenos recorrentes.