Esta importante obra, prometida há muitos anos, está agora próxima de sua finalização, com previsão de término em até 30 dias.
Após a conclusão da construção, o asfalto será aplicado, e a rede elétrica será realocada para permitir a liberação e a abertura da via para o público. O prazo final para a inauguração da ponte agora depende da concessionária de energia responsável pelo serviço.
Esta obra representa um dos projetos mais significativos conduzidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) na Região Metropolitana. Com um investimento de mais de R$ 248 milhões, ela é vista como a solução esperada para aliviar o congestionamento na região. Além da ponte, a obra incluiu a drenagem, pavimentação e urbanização da via, tornando-a mais acessível e eficiente.
A etapa mais recente da revitalização da ponte incluiu a instalação de cinco novas vigas, restando apenas o lançamento e consolidação da laje para completar a superestrutura da ponte. Posteriormente, a pavimentação da via será realizada.
A Avenida 22 de Maio, que corta todo o município de Itaboraí, desempenha um papel crucial como acesso à RJ-116, uma rota para a Região Serrana, e também faz a conexão com a BR-101, uma das principais rodovias para quem se dirige à Região dos Lagos. A conclusão desta ponte não apenas melhorará a mobilidade na região, mas também promete aliviar o tráfego e beneficiar a comunidade local e aqueles que dependem dessa via para se deslocar.