Ações inovadoras na saúde de São Gonçalo conquistam reconhecimento

São Gonçalo destaca programa de saúde inovador em evento no Rio de Janeiro
Facebook
Twitter
WhatsApp

A cidade de São Gonçalo vem se destacando por suas iniciativas inovadoras na área da saúde, e esse reconhecimento se torna ainda mais evidente em eventos como o seminário “Perspectivas e Desafios para a Garantia de Acesso e da Equidade à Saúde da População Negra do Estado do Rio de Janeiro”, realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, Rio de Janeiro, nesta última terça-feira (12).

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra (PMSIPN), Belmira Félix de Oliveira Rodrigues, representou São Gonçalo no painel “Foco nas experiências de implementação do PNSIPN (Política Nacional de Saúde Integral da População Negra) – As experiências nas perspectivas dos municípios e dos movimentos sociais”.

O PMSIPN, pioneiro no Estado do Rio, tem se destacado por seu compromisso com a equidade e pela abordagem inovadora no atendimento à população negra. A coordenadora Belmira Félix compartilhou as experiências, desafios e conquistas do programa desde sua implementação em 2020.

“O programa é um divisor de águas para São Gonçalo, proporcionando tratamento equitativo, abrangente e humanizado à população negra, que por muito tempo foi negligenciada. Buscamos garantir políticas públicas de saúde respeitando as características desse grupo, promovendo a igualdade e a dignidade”, destacou Belmira.

O trabalho do PMSIPN tem alcançado visibilidade não apenas localmente, mas também em âmbito estadual. Outras cidades, como Arraial do Cabo e Magé, têm buscado trocar experiências e replicar iniciativas bem-sucedidas. A coordenadora reforçou o compromisso de São Gonçalo em contribuir para o fortalecimento de ações que promovam a equidade na saúde da população negra.

O Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra está alinhado com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, criada em 13 de maio de 2009. Seu propósito é garantir igualdade no atendimento à saúde, considerando promoção, prevenção, atenção, tratamento e recuperação de doenças e agravos, com foco nas necessidades desse segmento populacional.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais