Moradores de Recanto de Itaipuaçu e Morada das Águias, em Maricá, têm motivos de sobra para celebrar o aniversário de 210 anos da cidade. A Águas do Rio está realizando uma intervenção que trará água tratada pela primeira vez a essas regiões, com a implantação de mais de 30 km de rede e a instalação de 2,3 mil novas ligações. Cerca de sete mil pessoas serão beneficiadas por essas melhorias, marcando um marco importante para a comunidade.
“Estivemos na região e constatamos que a maioria dos moradores ainda utiliza fontes alternativas, como poços. Nosso objetivo é transformar a vida dessas pessoas, proporcionando dignidade, qualidade de vida e saúde. Para nós, é fundamental fazer parte da história de Maricá, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e de seus habitantes”, ressalta Diógenes Lyra, diretor-executivo da Águas do Rio.
Em dois anos e meio de operação, a concessionária já investiu cerca de R$ 70 milhões na cidade, implementando melhorias significativas no sistema de abastecimento. Mais de 135 mil pessoas foram beneficiadas, sendo que 23 mil delas receberam água pela primeira vez em suas torneiras.
Uma das principais obras realizadas foi a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta Negra, que passou a fornecer três vezes mais água para a população, beneficiando 60 mil moradores de 20 bairros. Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões, a empresa instalou um novo módulo de tratamento, construiu uma estação de bombeamento e implantou uma adutora com 11 km de extensão, interligando as ETAs Ponta Negra e Maricá.
Além disso, a Águas do Rio ampliou a captação no Rio Doce, de onde a água é retirada para tratamento na ETA Ponta Negra. Durante a entrega dessa obra, realizada no aniversário da cidade em 2023, a concessionária e a prefeitura assinaram um protocolo de intenções para estudar a viabilidade do uso de dessalinização no processo de abastecimento universal na cidade.
Outra intervenção importante foi a interligação de uma adutora de grande porte às redes de distribuição que atendem os distritos de Itaipuaçu e Inoã, proporcionando um volume mensal equivalente a 29 piscinas olímpicas de água tratada ao sistema de abastecimento. O Programa Vem Com a Gente da empresa implantou mais de 18 mil ligações de água em Itaipuaçu, beneficiando cerca de nove mil moradores.