Alunas do EJA de São Gonçalo expressam realidade da violência de gênero em exposição inspiradora

As alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade, São Gonçalo, protagonizaram uma exposição fotográfica impactante intitulada "Elas Por Elas". Inspiradas pelo Dia Internacional da Mulher, as estudantes abordaram, por meio de imagens conceituais, as diversas formas de violência vivenciadas por mulheres ao longo de suas vidas. A exposição foi apresentada no auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, proporcionando uma reflexão significativa nesta data marcante. O projeto destacou as violências físicas, psicológicas e patrimoniais enfrentadas por mulheres. As alunas não apenas capturaram as imagens, mas também escolheram os temas e as formas de abordá-los, resultando em um trabalho artístico autêntico. Viviane Goulart, professora de artes da escola, ressaltou a importância de trazer à luz a realidade enfrentada por muitas mulheres: "Nós queríamos mesmo colocar no foco a realidade, mostrar que essas coisas acontecem com muitas pessoas, muito mais do que imaginamos. O nome da exposição partiu delas, assim como a ideia de que as mulheres precisam somar forças para se ajudarem, o que é nítido em algumas fotos. Elas trouxeram muito do que já viveram ou já viram familiares vivendo, eu achei isso formidável." Diante do impacto das imagens, Ticiane Vinhaes, subsecretária de Ações Pedagógicas, reconheceu a profundidade e sensibilidade do trabalho artístico, possibilitando a exposição na Secretaria de Educação. A visitação, aberta ao longo do dia, permitiu que funcionários e visitantes se envolvessem e refletissem sobre a temática. "Um trabalho tão sensível e potente como este não poderia ficar exposto apenas na escola. As alunas da EJA fizeram um trabalho artístico lindo a respeito de uma realidade muito difícil. Todo mundo que entrou para ver ficou impactado com o trabalho", afirmou a subsecretária
Facebook
Twitter
WhatsApp

As alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade, São Gonçalo, protagonizaram uma exposição fotográfica impactante intitulada “Elas Por Elas”. Inspiradas pelo Dia Internacional da Mulher, as estudantes abordaram, por meio de imagens conceituais, as diversas formas de violência vivenciadas por mulheres ao longo de suas vidas. A exposição foi apresentada no auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, proporcionando uma reflexão significativa nesta data marcante.

O projeto destacou as violências físicas, psicológicas e patrimoniais enfrentadas por mulheres. As alunas não apenas capturaram as imagens, mas também escolheram os temas e as formas de abordá-los, resultando em um trabalho artístico autêntico.

Viviane Goulart, professora de artes da escola, ressaltou a importância de trazer à luz a realidade enfrentada por muitas mulheres: “Nós queríamos mesmo colocar no foco a realidade, mostrar que essas coisas acontecem com muitas pessoas, muito mais do que imaginamos. O nome da exposição partiu delas, assim como a ideia de que as mulheres precisam somar forças para se ajudarem, o que é nítido em algumas fotos. Elas trouxeram muito do que já viveram ou já viram familiares vivendo, eu achei isso formidável.”

Diante do impacto das imagens, Ticiane Vinhaes, subsecretária de Ações Pedagógicas, reconheceu a profundidade e sensibilidade do trabalho artístico, possibilitando a exposição na Secretaria de Educação. A visitação, aberta ao longo do dia, permitiu que funcionários e visitantes se envolvessem e refletissem sobre a temática.

“Um trabalho tão sensível e potente como este não poderia ficar exposto apenas na escola. As alunas da EJA fizeram um trabalho artístico lindo a respeito de uma realidade muito difícil. Todo mundo que entrou para ver ficou impactado com o trabalho”, afirmou a subsecretária

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais