Animais cariocas poderão ter serviço de microchipagem simultânea à vacinação antirrábica

Facebook
Twitter
WhatsApp

Vereador Dr. Marcos Paulo fez a solicitação à prefeitura para facilitar o deslocamento dos tutores e não gerar mais incômodo aos bichinhos.

Através de um ofício, o vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL) solicitou à prefeitura do Rio que faça a microchipagem gratuita, registro obrigatório para todos os animais domésticos do município, junto com a vacinação contra a raiva. A iniciativa também conta com apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (PSD).

Para o presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara, a proposta tem como principal objetivo a preocupação com o bem-estar dos bichos, evitando o estresse e dois deslocamentos para serviços que podem ser simultâneos.

“A ideia é facilitar o registro, alcançando um número muito maior de animais. A campanha de vacinação contra a raiva historicamente tem uma adesão muito forte e seria uma oportunidade de agilizar o processo de registro”, explicou o vereador Dr. Marcos Paulo, que é coautor da lei n° 8.015/2023 e também do projeto de lei que quer tornar obrigatória a gratuidade da microchipagem.

A campanha de vacinação no município segue até novembro, com a previsão de vacinar mais de 500 mil animais.

Saiba mais sobre o RGA

O Registro Geral de Animais do Município do Rio de Janeiro – RGA funciona como uma espécie de “carteira de identidade” digital do cão ou gato gravada em um microchip colocada nos animais.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais