O secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, gravou um vídeo sobre a publicação oficial da nova ligação.
Uma linha de ônibus entre o Centro de Niterói e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, está aprovada e pode começar a circular até o fim do mês. O secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, e o subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, anunciaram que as informações sobre a nova linha serão publicadas oficialmente na semana que vem pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ). O anúncio foi feito em um vídeo gravado nesta segunda-feira (23) e postado nas redes sociais de Peixoto.
O subsecretário, que é de Niterói, conta que esta é uma demanda antiga da cidade e que desde 2021, quando era deputado estadual, luta pela implementação do trajeto.
— Essa ligação é uma demanda antiga e gigantesca. A publicação pelo Detro pode ser feita a partir da próxima segunda-feira e, uma vez feito isso, a linha já pode começar a circular, inclusive a partir da própria data da publicação. Enquanto não temos o metrô, a solução mais rápida é essa. Um estudo de destino-origem mostra que Niterói era a segunda centralidade do estado e perdeu, agora, para a Barra. São duas centralidades muito importantes. Muita gente mora em Niterói e trabalha na Barra e vice-versa. Muitas empresas deixaram o Centro do Rio e foram para a Barra — justifica Peixoto.
O subsecretário conta que pleiteia a circulação de dois trajetos, um pela Linha Amarela e outro pela Zona Sul. A intenção é que a linha seja criada a partir da extensão de outra já existente, o que facilitaria sua implementação.
—Existem duas opções: estender uma linha que já existe ou criar uma nova. Mas o objetivo é que tenhamos uma opção pela Linha Amarela, por ser mais rápido. Poderia ser Niterói x Barra A e B. Fiz as minhas indicações; agora estou na expectativa do resultado do estudo técnico — diz Peixoto.
O GLOBO-Niterói adiantou em agosto deste ano que um estudo técnico realizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), para avaliação das linhas intermunicipais de ônibus existentes e possibilidade de criação de outras, estava analisando a implantação de uma ligação entre o Centro de Niterói e a Barra da Tijuca. Na época o órgão confirmou que esta é uma demanda antiga dos passageiros e que a solicitação da análise fora feita por Washington Reis.
Na ocasião, o Detro informou que novas linhas de ônibus são consideradas experimentais até que haja uma licitação para formalizá-las, pois não há previsão legal para criação de novas linhas sem que ocorra o processo. Linhas experimentais podem rodar por um período máximo de dois anos ou até que haja uma licitação, o que ocorrer primeiro.