\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757
\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Turismo, encerrou neste domingo (7\/05) a 49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1, que tem como objetivo incentivar a pesca amadora e esportiva e conscientizar as pessoas sobre a preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O evento aconteceu neste fim de semana na orla de Itaipua\u00e7u, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e contou com show da cantora J\u00f4 Borges, do cantor Baby do Cavaco, Caravana Mais Esporte e Lazer, distribui\u00e7\u00e3o de brindes e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Programa\u00e7\u00e3o contou com shows, atividades esportivas e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Turismo, encerrou neste domingo (7\/05) a 49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1, que tem como objetivo incentivar a pesca amadora e esportiva e conscientizar as pessoas sobre a preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O evento aconteceu neste fim de semana na orla de Itaipua\u00e7u, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e contou com show da cantora J\u00f4 Borges, do cantor Baby do Cavaco, Caravana Mais Esporte e Lazer, distribui\u00e7\u00e3o de brindes e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

A competi\u00e7\u00e3o faz parte do Circuito Niteroiense de Canoa Havaiana que ter\u00e1 suas pr\u00f3ximas etapas nos dias 15 e 16 de julho. As provas valer\u00e3o pontos para os circuitos municipal e estadual, que t\u00eam competi\u00e7\u00f5es marcadas para outubro deste ano.<\/p>\n","post_title":"Competi\u00e7\u00e3o de Canoa Havaiana reuniu mais de 600 atletas em Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"competicao-de-canoa-havaiana-reuniu-mais-de-600-atletas-em-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-09 16:40:08","post_modified_gmt":"2023-05-09 19:40:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33999","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33966,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:20:29","post_date_gmt":"2023-05-08 18:20:29","post_content":"\n

Programa\u00e7\u00e3o contou com shows, atividades esportivas e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Turismo, encerrou neste domingo (7\/05) a 49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1, que tem como objetivo incentivar a pesca amadora e esportiva e conscientizar as pessoas sobre a preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O evento aconteceu neste fim de semana na orla de Itaipua\u00e7u, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e contou com show da cantora J\u00f4 Borges, do cantor Baby do Cavaco, Caravana Mais Esporte e Lazer, distribui\u00e7\u00e3o de brindes e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

O Super Paddle premiou atletas de diferentes g\u00eaneros e idade nas categorias V1 open 40+ masculina e feminina; OC1 open, estreantes e master 40+; 50+ masculina e feminina; OC2 open, masculina, feminina e mista; OC6 Master 40+, masculina, feminina e mista; OC6 Master 50+, masculina, feminina e mista; OC6 estreantes; OC6 master 60+ masculina, feminina e mista; OC6 Open, masculina, feminina e mista; e V3 Open, masculina e feminina. O evento teve ainda show da banda Bicho Solto.<\/p>\n\n\n\n

A competi\u00e7\u00e3o faz parte do Circuito Niteroiense de Canoa Havaiana que ter\u00e1 suas pr\u00f3ximas etapas nos dias 15 e 16 de julho. As provas valer\u00e3o pontos para os circuitos municipal e estadual, que t\u00eam competi\u00e7\u00f5es marcadas para outubro deste ano.<\/p>\n","post_title":"Competi\u00e7\u00e3o de Canoa Havaiana reuniu mais de 600 atletas em Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"competicao-de-canoa-havaiana-reuniu-mais-de-600-atletas-em-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-09 16:40:08","post_modified_gmt":"2023-05-09 19:40:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33999","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33966,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:20:29","post_date_gmt":"2023-05-08 18:20:29","post_content":"\n

Programa\u00e7\u00e3o contou com shows, atividades esportivas e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Turismo, encerrou neste domingo (7\/05) a 49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1, que tem como objetivo incentivar a pesca amadora e esportiva e conscientizar as pessoas sobre a preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O evento aconteceu neste fim de semana na orla de Itaipua\u00e7u, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e contou com show da cantora J\u00f4 Borges, do cantor Baby do Cavaco, Caravana Mais Esporte e Lazer, distribui\u00e7\u00e3o de brindes e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

\"Niter\u00f3i \u00e9 considerada o polo da canoa havaiana no Brasil com seus 37 clubes, diversas competi\u00e7\u00f5es, e grandes resultados na modalidade. E nesse ano a Secretaria tem previsto no seu calend\u00e1rio mais de 10 campeonatos. A visibilidade nacional acontece naturalmente por Niter\u00f3i possuir uma orla privilegiada que permite a defini\u00e7\u00e3o de raias adequadas, cen\u00e1rio perfeito para realiza\u00e7\u00e3o de eventos desse porte, que impulsionam o turismo e alavancam a economia da cidade\", avalia Gallo.<\/p>\n\n\n\n

O Super Paddle premiou atletas de diferentes g\u00eaneros e idade nas categorias V1 open 40+ masculina e feminina; OC1 open, estreantes e master 40+; 50+ masculina e feminina; OC2 open, masculina, feminina e mista; OC6 Master 40+, masculina, feminina e mista; OC6 Master 50+, masculina, feminina e mista; OC6 estreantes; OC6 master 60+ masculina, feminina e mista; OC6 Open, masculina, feminina e mista; e V3 Open, masculina e feminina. O evento teve ainda show da banda Bicho Solto.<\/p>\n\n\n\n

A competi\u00e7\u00e3o faz parte do Circuito Niteroiense de Canoa Havaiana que ter\u00e1 suas pr\u00f3ximas etapas nos dias 15 e 16 de julho. As provas valer\u00e3o pontos para os circuitos municipal e estadual, que t\u00eam competi\u00e7\u00f5es marcadas para outubro deste ano.<\/p>\n","post_title":"Competi\u00e7\u00e3o de Canoa Havaiana reuniu mais de 600 atletas em Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"competicao-de-canoa-havaiana-reuniu-mais-de-600-atletas-em-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-09 16:40:08","post_modified_gmt":"2023-05-09 19:40:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33999","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33966,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:20:29","post_date_gmt":"2023-05-08 18:20:29","post_content":"\n

Programa\u00e7\u00e3o contou com shows, atividades esportivas e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Turismo, encerrou neste domingo (7\/05) a 49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1, que tem como objetivo incentivar a pesca amadora e esportiva e conscientizar as pessoas sobre a preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O evento aconteceu neste fim de semana na orla de Itaipua\u00e7u, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e contou com show da cantora J\u00f4 Borges, do cantor Baby do Cavaco, Caravana Mais Esporte e Lazer, distribui\u00e7\u00e3o de brindes e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Clubes de Cabo Frio, B\u00fazios, Maca\u00e9, Maric\u00e1, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Ubatuba (SP) foram representados com embarca\u00e7\u00f5es nas \u00e1guas da Praia de S\u00e3o Francisco. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel). Para o secret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Luiz Carlos Gallo, o torneio serviu para premiar os atletas que se destacam na modalidade, mas tamb\u00e9m reafirmou a posi\u00e7\u00e3o da cidade como um dos principais polos da Canoa Havaiana no pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

\"Niter\u00f3i \u00e9 considerada o polo da canoa havaiana no Brasil com seus 37 clubes, diversas competi\u00e7\u00f5es, e grandes resultados na modalidade. E nesse ano a Secretaria tem previsto no seu calend\u00e1rio mais de 10 campeonatos. A visibilidade nacional acontece naturalmente por Niter\u00f3i possuir uma orla privilegiada que permite a defini\u00e7\u00e3o de raias adequadas, cen\u00e1rio perfeito para realiza\u00e7\u00e3o de eventos desse porte, que impulsionam o turismo e alavancam a economia da cidade\", avalia Gallo.<\/p>\n\n\n\n

O Super Paddle premiou atletas de diferentes g\u00eaneros e idade nas categorias V1 open 40+ masculina e feminina; OC1 open, estreantes e master 40+; 50+ masculina e feminina; OC2 open, masculina, feminina e mista; OC6 Master 40+, masculina, feminina e mista; OC6 Master 50+, masculina, feminina e mista; OC6 estreantes; OC6 master 60+ masculina, feminina e mista; OC6 Open, masculina, feminina e mista; e V3 Open, masculina e feminina. O evento teve ainda show da banda Bicho Solto.<\/p>\n\n\n\n

A competi\u00e7\u00e3o faz parte do Circuito Niteroiense de Canoa Havaiana que ter\u00e1 suas pr\u00f3ximas etapas nos dias 15 e 16 de julho. As provas valer\u00e3o pontos para os circuitos municipal e estadual, que t\u00eam competi\u00e7\u00f5es marcadas para outubro deste ano.<\/p>\n","post_title":"Competi\u00e7\u00e3o de Canoa Havaiana reuniu mais de 600 atletas em Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"competicao-de-canoa-havaiana-reuniu-mais-de-600-atletas-em-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-09 16:40:08","post_modified_gmt":"2023-05-09 19:40:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33999","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33966,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:20:29","post_date_gmt":"2023-05-08 18:20:29","post_content":"\n

Programa\u00e7\u00e3o contou com shows, atividades esportivas e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Turismo, encerrou neste domingo (7\/05) a 49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1, que tem como objetivo incentivar a pesca amadora e esportiva e conscientizar as pessoas sobre a preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O evento aconteceu neste fim de semana na orla de Itaipua\u00e7u, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e contou com show da cantora J\u00f4 Borges, do cantor Baby do Cavaco, Caravana Mais Esporte e Lazer, distribui\u00e7\u00e3o de brindes e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

As disputas da nona edi\u00e7\u00e3o do Super Paddle na Praia de S\u00e3o Francisco reuniram mais de 600 atletas da Canoa Havaiana em Niter\u00f3i no \u00faltimo s\u00e1bado (06). O esporte ganha cada vez mais adeptos na cidade, que j\u00e1 conta com 37 clubes instalados nas praias da Regi\u00e3o Oce\u00e2nica e da Ba\u00eda de Guanabara, e desponta como propulsor do turismo. Participaram do evento remadores de sete diferentes munic\u00edpios, de dentro e fora do Estado.<\/p>\n\n\n\n

Clubes de Cabo Frio, B\u00fazios, Maca\u00e9, Maric\u00e1, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Ubatuba (SP) foram representados com embarca\u00e7\u00f5es nas \u00e1guas da Praia de S\u00e3o Francisco. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel). Para o secret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Luiz Carlos Gallo, o torneio serviu para premiar os atletas que se destacam na modalidade, mas tamb\u00e9m reafirmou a posi\u00e7\u00e3o da cidade como um dos principais polos da Canoa Havaiana no pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

\"Niter\u00f3i \u00e9 considerada o polo da canoa havaiana no Brasil com seus 37 clubes, diversas competi\u00e7\u00f5es, e grandes resultados na modalidade. E nesse ano a Secretaria tem previsto no seu calend\u00e1rio mais de 10 campeonatos. A visibilidade nacional acontece naturalmente por Niter\u00f3i possuir uma orla privilegiada que permite a defini\u00e7\u00e3o de raias adequadas, cen\u00e1rio perfeito para realiza\u00e7\u00e3o de eventos desse porte, que impulsionam o turismo e alavancam a economia da cidade\", avalia Gallo.<\/p>\n\n\n\n

O Super Paddle premiou atletas de diferentes g\u00eaneros e idade nas categorias V1 open 40+ masculina e feminina; OC1 open, estreantes e master 40+; 50+ masculina e feminina; OC2 open, masculina, feminina e mista; OC6 Master 40+, masculina, feminina e mista; OC6 Master 50+, masculina, feminina e mista; OC6 estreantes; OC6 master 60+ masculina, feminina e mista; OC6 Open, masculina, feminina e mista; e V3 Open, masculina e feminina. O evento teve ainda show da banda Bicho Solto.<\/p>\n\n\n\n

A competi\u00e7\u00e3o faz parte do Circuito Niteroiense de Canoa Havaiana que ter\u00e1 suas pr\u00f3ximas etapas nos dias 15 e 16 de julho. As provas valer\u00e3o pontos para os circuitos municipal e estadual, que t\u00eam competi\u00e7\u00f5es marcadas para outubro deste ano.<\/p>\n","post_title":"Competi\u00e7\u00e3o de Canoa Havaiana reuniu mais de 600 atletas em Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"competicao-de-canoa-havaiana-reuniu-mais-de-600-atletas-em-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-09 16:40:08","post_modified_gmt":"2023-05-09 19:40:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33999","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33966,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:20:29","post_date_gmt":"2023-05-08 18:20:29","post_content":"\n

Programa\u00e7\u00e3o contou com shows, atividades esportivas e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Turismo, encerrou neste domingo (7\/05) a 49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1, que tem como objetivo incentivar a pesca amadora e esportiva e conscientizar as pessoas sobre a preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O evento aconteceu neste fim de semana na orla de Itaipua\u00e7u, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e contou com show da cantora J\u00f4 Borges, do cantor Baby do Cavaco, Caravana Mais Esporte e Lazer, distribui\u00e7\u00e3o de brindes e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

\n

Participaram do Super Paddle remadores de sete diferentes munic\u00edpios, de dentro e fora do Estado<\/em><\/p>\n\n\n\n

As disputas da nona edi\u00e7\u00e3o do Super Paddle na Praia de S\u00e3o Francisco reuniram mais de 600 atletas da Canoa Havaiana em Niter\u00f3i no \u00faltimo s\u00e1bado (06). O esporte ganha cada vez mais adeptos na cidade, que j\u00e1 conta com 37 clubes instalados nas praias da Regi\u00e3o Oce\u00e2nica e da Ba\u00eda de Guanabara, e desponta como propulsor do turismo. Participaram do evento remadores de sete diferentes munic\u00edpios, de dentro e fora do Estado.<\/p>\n\n\n\n

Clubes de Cabo Frio, B\u00fazios, Maca\u00e9, Maric\u00e1, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Ubatuba (SP) foram representados com embarca\u00e7\u00f5es nas \u00e1guas da Praia de S\u00e3o Francisco. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel). Para o secret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Luiz Carlos Gallo, o torneio serviu para premiar os atletas que se destacam na modalidade, mas tamb\u00e9m reafirmou a posi\u00e7\u00e3o da cidade como um dos principais polos da Canoa Havaiana no pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

\"Niter\u00f3i \u00e9 considerada o polo da canoa havaiana no Brasil com seus 37 clubes, diversas competi\u00e7\u00f5es, e grandes resultados na modalidade. E nesse ano a Secretaria tem previsto no seu calend\u00e1rio mais de 10 campeonatos. A visibilidade nacional acontece naturalmente por Niter\u00f3i possuir uma orla privilegiada que permite a defini\u00e7\u00e3o de raias adequadas, cen\u00e1rio perfeito para realiza\u00e7\u00e3o de eventos desse porte, que impulsionam o turismo e alavancam a economia da cidade\", avalia Gallo.<\/p>\n\n\n\n

O Super Paddle premiou atletas de diferentes g\u00eaneros e idade nas categorias V1 open 40+ masculina e feminina; OC1 open, estreantes e master 40+; 50+ masculina e feminina; OC2 open, masculina, feminina e mista; OC6 Master 40+, masculina, feminina e mista; OC6 Master 50+, masculina, feminina e mista; OC6 estreantes; OC6 master 60+ masculina, feminina e mista; OC6 Open, masculina, feminina e mista; e V3 Open, masculina e feminina. O evento teve ainda show da banda Bicho Solto.<\/p>\n\n\n\n

A competi\u00e7\u00e3o faz parte do Circuito Niteroiense de Canoa Havaiana que ter\u00e1 suas pr\u00f3ximas etapas nos dias 15 e 16 de julho. As provas valer\u00e3o pontos para os circuitos municipal e estadual, que t\u00eam competi\u00e7\u00f5es marcadas para outubro deste ano.<\/p>\n","post_title":"Competi\u00e7\u00e3o de Canoa Havaiana reuniu mais de 600 atletas em Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"competicao-de-canoa-havaiana-reuniu-mais-de-600-atletas-em-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-09 16:40:08","post_modified_gmt":"2023-05-09 19:40:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33999","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33966,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:20:29","post_date_gmt":"2023-05-08 18:20:29","post_content":"\n

Programa\u00e7\u00e3o contou com shows, atividades esportivas e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Turismo, encerrou neste domingo (7\/05) a 49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1, que tem como objetivo incentivar a pesca amadora e esportiva e conscientizar as pessoas sobre a preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O evento aconteceu neste fim de semana na orla de Itaipua\u00e7u, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e contou com show da cantora J\u00f4 Borges, do cantor Baby do Cavaco, Caravana Mais Esporte e Lazer, distribui\u00e7\u00e3o de brindes e elei\u00e7\u00e3o da Rainha da Festa da Pesca 2023.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio de Turismo, Robson Dutra, afirmou que, al\u00e9m de promover um encontro entre os pescadores, a Festa da Pesca de Maric\u00e1 \u00e9 um importante evento que fomenta o turismo local.<\/p>\n\n\n\n

\"N\u00f3s, enquanto Secretaria de Turismo, ficamos muito satisfeitos em ter realizado mais uma edi\u00e7\u00e3o da Festa da Pesca em nossa cidade. O evento contribui muito para o desenvolvimento econ\u00f4mico e fortalecimento da imagem de Maric\u00e1 como um destino tur\u00edstico atraente. Estamos ansiosos pela 50\u00aa edi\u00e7\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, que certamente ser\u00e1 ainda melhor e mais emocionante\", disse.<\/p>\n\n\n\n

Festa da Pesca atrai participantes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Moradora do bairro que sediou a festa, Carla Menezes disse que \u00e9 sempre importante ter eventos que fomentem a economia. \"A Festa da Pesca acontece h\u00e1 muitos anos e impulsiona a economia aqui de Itaipua\u00e7u. Eu adoro participar, ouvir uma m\u00fasica e curtir um pouco aqui\", declarou.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o pescador e competidor do grupo Pescadores Elite, Eduardo Ara\u00fajo, ressaltou a import\u00e2ncia da pesca para o consumo de alimentos saud\u00e1veis. \"Somos felizes pescando e ter encontros como estes s\u00f3 destacam a import\u00e2ncia da pesca, que \u00e9 respons\u00e1vel por gerar empregos diretos e indiretos, fornecer alimentos saud\u00e1veis e serve como atividade de lazer\", comentou.<\/p>\n\n\n\n

O evento contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Agricultura, Pecu\u00e1ria e Pesca, Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora, do Gaivotas Clube de Pesca Itaipua\u00e7u, da Confedera\u00e7\u00e3o Brasileira de Pesca e Lan\u00e7amento e da Federa\u00e7\u00e3o de Pesca e Lan\u00e7amento do Estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n","post_title":"49\u00aa Festa da Pesca de Maric\u00e1 agita Itaipua\u00e7u","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"49a-festa-da-pesca-de-marica-agita-itaipuacu","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:21:53","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:21:53","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33966","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33963,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:13:23","post_date_gmt":"2023-05-08 18:13:23","post_content":"\n

Duplas de Niter\u00f3i e Baixada Fluminense conquistam o bicampeonato neste domingo no mais bonito evento de corrida do RJ<\/em><\/p>\n\n\n\n

Niter\u00f3i e Baixada Fluminense foram os destaques da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i. Vinicius Costa e Ana Carolina Figueiredo foram bicampe\u00f5es da disputa de 42km em dupla mista, enquanto Bryan Mattheus da Silva e Cristiano Carvalho da Silva venceram novamente a prova de dupla masculina. Cerca de 2 mil maratonistas participaram da programa\u00e7\u00e3o, que contou, ainda, com modalidades solo e de revezamento nos 42Km, al\u00e9m do percurso de 5km e a prova KIDs que aconteceu no s\u00e1bado. Os participantes largaram e chegaram no Caminho Niemeyer, Zona Central da cidade, seguindo at\u00e9 o bairro de Piratininga, na Regi\u00e3o Oce\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

O evento tem organiza\u00e7\u00e3o dos triatletas Karen Casalini e Armando Barcelos, atrav\u00e9s da 3A Eventos, patroc\u00ednio da Soter Engenharia, da LPH Engenharia, Plural Sa\u00fade e Qualicorp, com apoio da Prefeitura de Niter\u00f3i por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  Caminho Niemeyer.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, Niter\u00f3i d\u00e1 bastante sorte para Bryan e Cristiano. Essa foi a segunda vez que a dupla da equipe JJ Run venceu a principal prova da corrida de rua em Niter\u00f3i.<\/p>\n\n\n\n

\"Estou muito feliz e satisfeito. Foi uma prova dura, mas conseguimos o bicampeonato, mesmo com a prova mais dura do que a do ano passado. Mas deu tudo certo, gra\u00e7as a Deus\", disse Cristiano, morador de S\u00e3o Jo\u00e3o de Meriti.<\/p>\n\n\n\n

Ele e Bryan, que \u00e9 de Nova Igua\u00e7u, conseguiram, ainda, reduzir o tempo de prova em rela\u00e7\u00e3o a 2022: foram 02h29m08s, contra 02h43m36s do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

\"Isso \u00e9 uma consagra\u00e7\u00e3o. \u00c9 muito treino di\u00e1rio, alimenta\u00e7\u00e3o balanceada e fortalecimento muscular. Quem quer um desempenho melhor tem que fazer longas dist\u00e2ncias e treinos de tiros. Esse foi o coroamento de um grande trabalho\", explicou Bryan.<\/p>\n\n\n\n

Vencedores da disputa de 42km em dupla mista, Vinicius e Ana conclu\u00edram o percurso em 02h48m52s e conquistaram pela segunda vez a vit\u00f3ria em Niter\u00f3i. A dupla, que tamb\u00e9m conseguiu superar o tempo do ano passado, era pura alegria na comemora\u00e7\u00e3o da vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

\"O segredo para ganhar \u00e9 treinar bastante e correr com a Ana\", brincou Vinicius.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 sempre boa a sensa\u00e7\u00e3o de ser campe\u00e3. \u00c9 a segunda vez que participamos e a segunda vez que ganhamos. Somos bicampe\u00f5es. \u00c9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel\", afirmou Ana.<\/p>\n\n\n\n

Fora do p\u00f3dio, a Maratona de Niter\u00f3i teve um gosto de vit\u00f3ria para a moradora de Niter\u00f3i Carine Alamino. Em tratamento contra um c\u00e2ncer de mama e fumante, ela voltou a se exercitar h\u00e1 pouco tempo e nunca tinha participado de uma competi\u00e7\u00e3o de corrida de rua.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi surreal. Com  a correria do dia a dia de m\u00e3e, o tratamento contra o c\u00e2ncer, trabalhando, fumante, durante muito tempo fui sedent\u00e1ria total, ent\u00e3o, completar os 5km em menos de 50 minutos foi maravilhoso\", contou.<\/p>\n\n\n\n

No Caminho Niemeyer, al\u00e9m dos boxes para atendimento aos atletas e toda a estrutura operacional do evento, houve, ainda, feira de ado\u00e7\u00e3o de animais e materiais esportivos, \u00e1rea de alimenta\u00e7\u00e3o e premia\u00e7\u00e3o, brincadeiras infantis, passeio de bal\u00e3o e aul\u00e3o de zumba e apresenta\u00e7\u00e3o do saxofonista Gabriel Marambaia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3cios-fundadores da 1\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, os triatletas Karen Casalini e Armando Barcellos contam que o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es superou as expectativas, uma vez que outras maratonas aconteceram tamb\u00e9m neste domingo no Rio de Janeiro. Eles celebraram o sucesso do evento.<\/p>\n\n\n\n

\"Gostei muito do evento.  O percurso deste ano ficou lindo. Recebemos muitos elogios. A galera gostou bastante. A expectativa para o ano que vem \u00e9 grande. N\u00f3s pretendemos aumentar, ainda mais, o n\u00famero de atletas e atra\u00e7\u00f5es\", afirmou Karen Casalini.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Armando Barcellos espera pelo menos 3 mil participantes na edi\u00e7\u00e3o de 2024.<\/p>\n\n\n\n

\"Foi um excelente evento. Estamos num bom caminho,  e a nossa meta para 2024 \u00e9 superar os 3 mil atletas inscritos. Tem tudo para acontecer, porque n\u00f3s estamos fazendo um \u00f3timo trabalho e o p\u00fablico reconhece esse trabalho. O time todo est\u00e1 amadurecendo e de parab\u00e9ns. A cidade tamb\u00e9m est\u00e1 amadurecendo em rela\u00e7\u00e3o aos grandes eventos. Esse \u00e9 o nosso prop\u00f3sito\", explicou o ex-triatleta.<\/p>\n\n\n\n

Provas KIDS<\/p>\n\n\n\n

O primeiro dia da 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i, no s\u00e1bado, foi um show de fofura e bons exemplos, com as provas KIDS e uma vasta programa\u00e7\u00e3o. Crian\u00e7as de 2 a 12 anos se divertiram, acompanhadas do Homem Aranha, e completaram os percursos deixando os pais orgulhosos. Morador de Niter\u00f3i, o ambientalista Felipe Queiroz acredita ser importante incentivar os filhos Felipe, de 3 anos, e Alice, de 4, a praticar atividade f\u00edsica desde cedo.<\/p>\n\n\n\n

\"\u00c9 importante a gente educar eles a praticar esporte e ter uma vida mais saud\u00e1vel. Fora que o evento est\u00e1 lindo. \u00c9 uma manh\u00e3 de lazer em um ambiente legal, com todo mundo disposto. \u00c9 sempre bom para as crian\u00e7as. E \u00e9 \u00f3timo para a cidade ter um evento assim\", disse.<\/p>\n\n\n\n

A professora Priscila Pereira Duarte tamb\u00e9m quer que o filho leve a pr\u00e1tica de esporte ao ar livre para o futuro. \"\u00c9 muito importante esse evento para a gente estimular a pr\u00e1tica de esportes, sa\u00fade e bem-estar. Eu quero que ele leve isso para o futuro, para a vida dele. Tanto a pr\u00e1tica de esporte como a vida saud\u00e1vel\", explicou.<\/p>\n\n\n\n

E ela est\u00e1 no caminho certo. Pelo menos \u00e9 o que indica Jo\u00e3o Pedro Faria, de 10 anos.<\/p>\n\n\n\n

\"Eu adorei correr. Foi muito maneiro. \u00c9 a segunda vez que participo e foi muito top. Com certeza, vou participar das pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Ex-triatleta, Karen Casalini explica a import\u00e2ncia do esporte na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"O esporte \u00e9 super importante para as crian\u00e7as e ensina muita coisa. Al\u00e9m de prevenir contra doen\u00e7as e afastar de drogas, as crian\u00e7as criam disciplina. O esporte educa muito, principalmente atividades com outras pessoas, voc\u00ea aprende a ceder. Ele \u00e9 essencial para a vida das crian\u00e7as e de qualquer pessoa\", explica.<\/p>\n\n\n\n

Subsecret\u00e1rio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz participou da cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o e elogiou a participa\u00e7\u00e3o de todos.\"Mais uma vez o evento surpreendeu. Tivemos muitos inscritos, inclusive, de fora da cidade. A produ\u00e7\u00e3o ficou perfeita. A 3A Eventos arrebenta! A Maratona de Niter\u00f3i j\u00e1 entrou no calend\u00e1rio de eventos esportivos da cidade. \u00c9 um evento que s\u00f3 tem a agregar\", disse o subsecret\u00e1rio de Esporte e Lazer de Niter\u00f3i, Robert Vozz, que representou o munic\u00edpio na cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Premia\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n

Todos os participantes receberam medalha de finisher no final do percurso. Independente de tempo, os 20 primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam a medalha TOP 20 (20 femininos e 20 masculinos).<\/p>\n\n\n\n

Na prova solo de 42Km, tanto masculina como feminina, al\u00e9m de medalhas, houve premia\u00e7\u00e3o em dinheiro sendo R$ 1 mil para o 1\u00ba lugar, R$ 800,00 para o 2\u00ba colocado, R$ 600 para o 3\u00ba, R$ 400,00 para o 4\u00ba e R$ 200,00 para o 5\u00ba lugar.<\/p>\n\n\n\n

Carbono Neutro<\/p>\n\n\n\n

A 2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i defende a bandeira da preserva\u00e7\u00e3o ambiental como a primeira prova desportiva realizada na cidade a aderir \u00e0 neutraliza\u00e7\u00e3o do g\u00e1s carb\u00f4nico produzido durante os dias de evento. Isso foi poss\u00edvel gra\u00e7as a uma parceria da organiza\u00e7\u00e3o do evento com a Secretaria do Clima de Niter\u00f3i, que incluiu a maratona no programa municipal de carbono neutro desenvolvido pela Prefeitura Municipal.<\/p>\n\n\n\n

A empresa Multiledgers ficou respons\u00e1vel por medir a quantidade de g\u00e1s carb\u00f4nico emitida durante o evento, principalmente no transporte de toda a equipe envolvida na produ\u00e7\u00e3o das provas. De posse desse total, s\u00e3o definidas quantas \u00e1rvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente.<\/p>\n","post_title":"2\u00aa Maratona de Niter\u00f3i re\u00fane 2 mil atletas de diversas idades em provas adulta e KIDs","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"2a-maratona-de-niteroi-reune-2-mil-atletas-de-diversas-idades-em-provas-adulta-e-kids","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:14:56","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:14:56","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33963","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33957,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 15:01:01","post_date_gmt":"2023-05-08 18:01:01","post_content":"\n

Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instala\u00e7\u00f5es da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, refer\u00eancia em cirurgias e trauma<\/em><\/p>\n\n\n\n

O prefeito de Maric\u00e1, Fabiano Horta, recebeu na manh\u00e3 deste s\u00e1bado, 06\/05, o ministro da Secretaria de Rela\u00e7\u00f5es Institucionais da Presid\u00eancia da Rep\u00fablica, Alexandre Padilha, conheceu as instala\u00e7\u00f5es do Campus de Educa\u00e7\u00e3o Transformadora (CEPT) de Itaipua\u00e7u, escola modelo em educa\u00e7\u00e3o integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, refer\u00eancia em cirurgias eletivas e trauma no munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhado do seu secret\u00e1rio executivo, Olavo Noleto, que j\u00e1 foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maric\u00e1 (Codemar), Padilha visitou a nova escola que ser\u00e1 a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipua\u00e7u est\u00e1 sendo constru\u00eddo em uma \u00e1rea de mais de 24 mil m\u00b2 na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionar\u00e1 com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em conv\u00eanio do munic\u00edpio com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, hist\u00f3ria e no idioma.<\/p>\n\n\n\n

\"Fiquei muito impressionado n\u00e3o s\u00f3 com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula est\u00e1 voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maric\u00e1, com a proposta de parceria e coopera\u00e7\u00e3o, os alunos v\u00e3o poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a forma\u00e7\u00e3o, colocando os alunos de Maric\u00e1 no mundo\", disse o ministro ao lado da secret\u00e1ria de Educa\u00e7\u00e3o, Adriana Costa.<\/p>\n\n\n\n

Ao todo, o campus ter\u00e1 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espa\u00e7o contar\u00e1 ainda com laborat\u00f3rios de idiomas, cozinha gourmet e de ci\u00eancias naturais, refeit\u00f3rio, biblioteca, mini cinema, audit\u00f3rio, observat\u00f3rio e planet\u00e1rio. Na \u00e1rea externa, ser\u00e1 constru\u00edda ampla \u00e1rea de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de v\u00f4lei de areia.<\/p>\n\n\n\n

Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu at\u00e9 o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em S\u00e3o Jos\u00e9 do Imbassa\u00ed. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital \u00e9 a maior unidade da rede de sa\u00fade na cidade e refer\u00eancia em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de constru\u00e7\u00e3o do hospital, na \u00e9poca em que ele ocupava o cargo de ministro da Sa\u00fade.<\/p>\n\n\n\n

\"Esse hospital \u00e9 o orgulho do SUS, n\u00e3o s\u00f3 de Maric\u00e1, mas de todo o Brasil.  Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esfor\u00e7o de reduzir filas de cirurgias e de exames. \u00c9 um atendimento de forma humanizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de Maric\u00e1, com equipamentos extremamente modernos e qualificados\", destacou o ministro ao lado do prefeito e da secret\u00e1ria de sa\u00fade, Solange Oliveira.<\/p>\n\n\n\n

Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade j\u00e1 realizou mais de tr\u00eas mil cirurgias nos \u00faltimos oito meses, quando come\u00e7ou a realizar procedimentos eletivos. No centro cir\u00fargico s\u00e3o realizados procedimentos gerais, vasculares, urol\u00f3gicos, ortop\u00e9dicos, pedi\u00e1tricos, ginecol\u00f3gicos, entre outros. J\u00e1 o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com les\u00f5es graves que chegam de ambul\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

\"Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na refer\u00eancia para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade t\u00e9cnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humaniza\u00e7\u00e3o muito presente.<\/p>\n\n\n\n

Queria muito agradecer a presen\u00e7a do ministro, e que ele leve daqui essa boa impress\u00e3o para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira\", declarou o prefeito Fabiano Horta.<\/p>\n","post_title":"Ministro Alexandre Padilha conhece CEPT Itaipua\u00e7u e hospital Dr. Ernesto Che Guevara","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"ministro-alexandre-padilha-conhece-cept-itaipuacu-e-hospital-dr-ernesto-che-guevara","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:01:34","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:01:34","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33957","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33939,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:05:02","post_date_gmt":"2023-05-08 15:05:02","post_content":"\n

Por R<\/em>eda\u00e7\u00e3o O CONTEXTO<\/p>\n\n\n\n

Infelizmente, o clima de festividade n\u00e3o est\u00e1 presente neste ano no anivers\u00e1rio de Rio Bonito. A popula\u00e7\u00e3o local est\u00e1 enfrentando muitos desafios, e h\u00e1 muitos problemas para serem resolvidos, deixando pouco espa\u00e7o para celebra\u00e7\u00f5es. Muitos moradores se queixam da falta de servi\u00e7os b\u00e1sicos, como sa\u00fade, al\u00e9m da falta de investimento em infraestrutura. A cidade tem enfrentado crescente aumento da viol\u00eancia, com muitos relatos de roubos, furtos e agress\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso contribui para uma sensa\u00e7\u00e3o de des\u00e2nimo e falta de esperan\u00e7a na popula\u00e7\u00e3o local, que n\u00e3o tem muito a comemorar neste anivers\u00e1rio da cidade. \u00c9 importante que o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), reconhe\u00e7a esses problemas e trabalhe para resolv\u00ea-los, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer de volta a alegria e o esp\u00edrito de comunidade que devem ser celebrados nesta ocasi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, mais um 8 de maio, muitos riobonitenses est\u00e3o questionando o que h\u00e1 para comemorar. Muitos moradores relatam a falta de aten\u00e7\u00e3o por parte das autoridades locais, com poucas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o. J\u00e1 a sa\u00fade do munic\u00edpio \u00e9 marcada por longas filas de espera e falta de medicamentos.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a infraestrutura da cidade est\u00e1 em situa\u00e7\u00e3o cr\u00edtica, com ruas esburacadas, falta de ilumina\u00e7\u00e3o p\u00fablica e problemas no abastecimento de \u00e1gua. A falta de investimentos tamb\u00e9m tem afetado a economia local, com poucas oportunidades de trabalho e poucos incentivos para o empreendedorismo.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo isso, muitos moradores se sentem desiludidos e sem motivos para comemorar. Eles cobram do prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), a\u00e7\u00f5es concretas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade, e esperam que os problemas sejam resolvidos para que possam ter uma qualidade de vida melhor.<\/p>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio, \u00e9 importante que as autoridades locais se comprometam com o bem-estar da popula\u00e7\u00e3o, tomando medidas para melhorar a situa\u00e7\u00e3o da cidade e garantir um futuro mais promissor para os moradores. A popula\u00e7\u00e3o merece uma cidade mais desenvolvida e justa, e isso s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel com a\u00e7\u00f5es concretas e um comprometimento real por parte das autoridades locais.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade de Rio Bonito<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A equipe de reportagem do jornal O CONTEXTO<\/strong> percorreu ruas do Centro da cidade para ouvir as opini\u00f5es dos moradores e eleitores sobre o que o munic\u00edpio tem a comemorar o anivers\u00e1rio dos 177 anos de emancipa\u00e7\u00e3o pol\u00edtico-administrativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente n\u00e3o temos quase nada para comemorar. A nossa Rio Bonito est\u00e1 largada, abandonada e h\u00e1 anos vive nesse caos. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. N\u00e3o podemos voltar para tr\u00e1s e nem permitir que isso continue do jeito que est\u00e1. Precisamos romper com esse ciclo vicioso e com esses mesmos pol\u00edticos que sempre mandaram por aqui e tentam continuar mandando. Com Leandro Peixe na prefeitura, o povo est\u00e1 voltando a chorar\u201d, desabafa a ambulante Maria Cristina, que mora no bairro Jacunda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom tanta coisa ruim que vem acontecendo com Rio Bonito, uma cidade sem renda, sem emprego, sem dignidade para n\u00f3s moradores, a viol\u00eancia aumentando e me pergunto, para onde vai o dinheiro dessa cidade? Onde est\u00e1? N\u00e3o temos obras, n\u00e3o temos sa\u00fade, n\u00e3o temos assist\u00eancia social, n\u00e3o temos o b\u00e1sico, n\u00e3o temos nada. Onde est\u00e1 esse dinheiro?\u201d, questiona Jo\u00e3o Cardoso, morador do bairro Jardim Esperan\u00e7a, que diz ainda esperar que o povo d\u00ea um basta nisso, votando de forma consciente nesta elei\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMinha esperan\u00e7a \u00e9 a nossa resposta nas urnas. Chega, basta, n\u00e3o aguentamos mais. Queremos no pr\u00f3ximo anivers\u00e1rio da nossa cidade, comemorar de verdade. Eu acredito que viveremos dias e tempos melhores, votando consciente e definindo o nosso futuro, sem errar, sem voltar para tr\u00e1s e s\u00f3 olhando para frente. Tenho certeza que o nosso Peixe foi fisgado pela incompet\u00eancia. Tivemos a esperan\u00e7a do novo e continuamos a viver os velhos problemas em Rio Bonito\u201d, declara a aposentada Norma Silva de Tamoios, 60 anos, moradora da Pra\u00e7a Cruzeiro.<\/p>\n\n\n\n

A opini\u00e3o da oposi\u00e7\u00e3o comenta a triste realidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quem concorda com a triste situa\u00e7\u00e3o vivida pelos mun\u00edcipes \u00e9 o vereador de oposi\u00e7\u00e3o ao atual governo, Marquinho Luanda (MDB). O parlamentar argumenta que n\u00e3o h\u00e1 motivos para celebra\u00e7\u00e3o, considerando a falta de investimentos em servi\u00e7os b\u00e1sicos e infraestrutura. Luanda afirma que a cidade enfrenta s\u00e9rios problemas, como a falta de atendimento m\u00e9dico adequado, a precariedade do sistema de transporte p\u00fablico e a falta de seguran\u00e7a nas ruas. Eles argumentam que, diante dessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 adequado gastar recursos p\u00fablicos com festas e comemora\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA administra\u00e7\u00e3o municipal deveria estar se concentrando em investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura. Eles apontam que a cidade precisa de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o e garantir um futuro mais promissor para todos os moradores. \u00c9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte das autoridades locais, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o. Eles argumentam que, sem essas mudan\u00e7as, a cidade continuar\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e n\u00e3o ter\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o\u201d, comentou o pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, fez uma declara\u00e7\u00e3o p\u00fablica questionando o que h\u00e1 para comemorar no anivers\u00e1rio da cidade, destacando que a popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 enfrentando s\u00e9rios problemas e que a administra\u00e7\u00e3o municipal n\u00e3o tem tomado medidas suficientes para solucion\u00e1-los. A ex-chefe do poder Executivo destacou a falta de investimentos em \u00e1reas como sa\u00fade, e infraestrutura, e criticou a postura da administra\u00e7\u00e3o municipal em deixar a popula\u00e7\u00e3o enfrentar dificuldades para acessar servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA cidade precisa de a\u00e7\u00f5es concretas para resolver os problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o apenas de discursos e promessas vazias. Durante a minha gest\u00e3o, foram realizados investimentos significativos em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e infraestrutura, e essas medidas foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. \u00c9 fundamental que o atual prefeito esteja comprometido com a popula\u00e7\u00e3o, trabalhando de forma transparente e respons\u00e1vel para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso ouvir as demandas da popula\u00e7\u00e3o e adotar medidas concretas para solucion\u00e1-las\u201d, afirmou Solange Almeida.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o da ex-prefeita gerou debate na cidade, com muitos moradores concordando com as cr\u00edticas feitas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o municipal e reivindicando medidas para melhorar a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Especialista comenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um especialista em gest\u00e3o p\u00fablica da UFF, o professor Carlos Roberto Cruz, destacou que n\u00e3o h\u00e1 motivos para comemora\u00e7\u00e3o no anivers\u00e1rio da cidade, considerando a situa\u00e7\u00e3o atual de Rio Bonito em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os p\u00fablicos. Segundo o especialista, a administra\u00e7\u00e3o municipal precisa estar comprometida com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, investindo em \u00e1reas como sa\u00fade, infraestrutura, dentre outras, Ele argumenta que, sem esses investimentos, a cidade n\u00e3o poder\u00e1 crescer e se desenvolver de forma sustent\u00e1vel, deixando a popula\u00e7\u00e3o cada vez mais vulner\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu gostaria de ressaltar que a gest\u00e3o p\u00fablica eficiente \u00e9 fundamental para garantir que os recursos p\u00fablicos sejam bem utilizados, e que as pol\u00edticas p\u00fablicas atendam \u00e0s necessidades da popula\u00e7\u00e3o. Eu defendo que \u00e9 preciso uma mudan\u00e7a de postura por parte do prefeito Leandro Peixe, com um comprometimento maior com as demandas da popula\u00e7\u00e3o e uma gest\u00e3o mais transparente e respons\u00e1vel. \u00c9 fundamental que a administra\u00e7\u00e3o municipal ou\u00e7a as demandas da popula\u00e7\u00e3o e trabalhe de forma integrada para solucionar os problemas enfrentados pela cidade. Ele defendeu que \u00e9 preciso adotar uma vis\u00e3o de longo prazo, investindo em pol\u00edticas p\u00fablicas que possam garantir um futuro mais promissor para todos os moradores\u201d, contou.<\/p>\n\n\n\n

Cruz comenta que \u00e9 importante que a popula\u00e7\u00e3o esteja atenta \u00e0s a\u00e7\u00f5es da administra\u00e7\u00e3o municipal, cobrando transpar\u00eancia e responsabilidade na gest\u00e3o p\u00fablica. \u00c9 preciso que haja um comprometimento real com a qualidade de vida da popula\u00e7\u00e3o, com medidas concretas para resolver os problemas enfrentados pela cidade. Somente assim ser\u00e1 poss\u00edvel que a cidade tenha motivos para comemorar em seus anivers\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00f3xima reportagem, o jornal O CONTEXTO<\/strong><\/strong> ir\u00e1 abordar as promessas feitas pelo ent\u00e3o candidato a prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (Republicanos), em 2020. De acordo com a popula\u00e7\u00e3o, o chefe do poder Executivo n\u00e3o teria cumprido nenhum compromisso do seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).<\/p>\n","post_title":"Prefeito de Rio Bonito \u00e9 reprovado pela popula\u00e7\u00e3o","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeito-de-rio-bonito-e-desaprovado-pela-populacao","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-16 16:23:01","post_modified_gmt":"2023-05-16 19:23:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33939","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33960,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 12:01:00","post_date_gmt":"2023-05-08 15:01:00","post_content":"\n

Popula\u00e7\u00e3o p\u00f4de se imunizar em 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, distribu\u00eddas pela cidade<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade, imunizou 6.025 pessoas no Dia \"D\" de vacina\u00e7\u00e3o contra a Influenza (gripe) e de aplica\u00e7\u00e3o do refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no s\u00e1bado (06\/05) nas 25 Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia (USF) do munic\u00edpio. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunol\u00f3gico com a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

No Dia \"D\", a vacina contra a gripe foi disponibilizada \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em geral a partir dos seis meses de idade. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dose bivalente, puderam receber o refor\u00e7o atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regulariza\u00e7\u00e3o do esquema vacinal.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o se mobilizou durante o Dia \"D\", movimentando os polos de imuniza\u00e7\u00e3o. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi \u00e0 USF Barroco, em Itaipua\u00e7u, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

\"Acho campanhas como o Dia \"D\" muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e tamb\u00e9m a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e tamb\u00e9m as pessoas pr\u00f3ximas\", afirmou.<\/p>\n\n\n\n

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a fam\u00edlia para se vacinar e destacou a import\u00e2ncia desse ato.<\/p>\n\n\n\n

\"Se vacinar \u00e9 momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha fam\u00edlia para vacinar e precisamos ter essa consci\u00eancia coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor\", acrescentou.<\/p>\n\n\n\n

Vacina\u00e7\u00e3o continua para toda a popula\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico com idade a partir de seis meses tamb\u00e9m pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. \u00c9 preciso apresentar um documento de identifica\u00e7\u00e3o para receber a dose de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a dose de refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19 est\u00e1 dispon\u00edvel, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atl\u00e2ntico, Marinel\u00e2ndia, S\u00e3o Jos\u00e9 2, Mumbuca, Barra, Ino\u00e3 1, Ch\u00e1cara de Ino\u00e3 e Santa Rita. Os seguintes p\u00fablicos podem receber a bivalente: popula\u00e7\u00e3o em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com defici\u00eancia permanente (com impedimento de longo prazo f\u00edsico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e pu\u00e9rperas.<\/p>\n\n\n\n

Para tomar a bivalente, \u00e9 preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio respeitar o intervalo m\u00ednimo de quatro meses da \u00faltima dose.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Secom\/PMM.<\/p>\n","post_title":"Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia \"D\" contra a gripe e refor\u00e7o bivalente contra a Covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"mais-de-6-mil-pessoas-se-vacinaram-no-dia-d-contra-a-gripe-e-reforco-bivalente-contra-a-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 15:08:16","post_modified_gmt":"2023-05-08 18:08:16","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33960","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33948,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:30:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:30:00","post_content":"\n

O governo federal est\u00e1 retomando o programa Brasil Sorridente, que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula e atendeu mais de 80 milh\u00f5es de pessoas em uma d\u00e9cada. A cerim\u00f4nia de san\u00e7\u00e3o do Projeto de Lei 8.131\/2017, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Sa\u00fade Bucal no \u00e2mbito do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), aconteceu nesta segunda-feira (8\/05), no Pal\u00e1cio do Planalto, em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 garantir acesso universal, equ\u00e2nime e cont\u00ednuo aos servi\u00e7os odontol\u00f3gicos. O presidente tamb\u00e9m destacou que o relan\u00e7amento completa um pacote de programas sociais refer\u00eancia em gest\u00f5es passadas e ser\u00e3o retomados pelo governo federal.<\/p>\n\n\n\n

No s\u00e1bado (6\/05), Lula falou sobre a volta do programa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma pol\u00edtica de sa\u00fade bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir\u201d, postou o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.<\/p>\n","post_title":"Lula reativa programa de sa\u00fade bucal no SUS","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"lula-reativa-programa-de-saude-bucal-no-sus","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:13:06","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:13:06","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33948","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33954,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:25:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:25:00","post_content":"\n

Semin\u00e1rio ter\u00e1 apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados obtidos no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Niter\u00f3i, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Funda\u00e7\u00e3o Euclides da Cunha, celebram os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) em um evento no dia 10 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em S\u00e3o Domingos. Gestores municipais, pesquisadores e professores da UFF v\u00e3o apresentar no semin\u00e1rio \"Inova\u00e7\u00e3o em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niter\u00f3i\" os resultados obtidos e os ganhos concretos do desenvolvimento dos projetos para o munic\u00edpio em \u00e1reas como preven\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia aos desastres naturais, economia do mar e direitos humanos. O evento \u00e9 gratuito e aberto ao p\u00fablico, interessados devem se inscrever no link\u00a0bit.ly\/InscricaoEventoPDPA<\/a><\/p>\n\n\n\n

Com um investimento disponibilizado de R$ 25 milh\u00f5es, o PDPA \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o inovadora que busca incentivar, a partir da parceria da Prefeitura de Niter\u00f3i com a UFF, o desenvolvimento de projetos aplicados com o foco em solucionar desafios priorit\u00e1rios da cidade. Os projetos est\u00e3o associados \u00e0s diferentes \u00e1reas do Plano Estrat\u00e9gico Niter\u00f3i Que Queremos (NQQ) 2013-2033 e \u00e0s metas de desenvolvimento sustent\u00e1vel da Agenda 2030 da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU).<\/p>\n\n\n\n

A abertura do evento ser\u00e1 \u00e0s 9h, com uma solenidade pelos dois anos de parceria com a participa\u00e7\u00e3o do Prefeito Axel Grael e do reitor da UFF, Antonio Claudio da N\u00f3brega. Na ocasi\u00e3o, ser\u00e1 lan\u00e7ado o site oficial sobre os Resultados do PDPA e um edital para a submiss\u00e3o de artigos sobre as iniciativas desenvolvidas. Ao longo do dia, ser\u00e3o realizadas tr\u00eas mesas de conversa para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados de projetos de destaque da parceria e ser\u00e1 realizada uma mostra com os demais projetos na \u00e1rea externa do Reserva Cultural.  <\/p>\n\n\n\n

A mesa 1 ter\u00e1 o tema \"Niter\u00f3i Cidade Resiliente\" e ser\u00e1 composta por projetos que fortalecem a\u00e7\u00f5es da Defesa Civil Municipal, pauta priorit\u00e1ria na gest\u00e3o p\u00fablica municipal desde 2013. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 do secret\u00e1rio de Defesa Civil, Walace Medeiros. A mesa 2, com o tema \"Economia no Mar\", apresenta projetos relacionados a preserva\u00e7\u00e3o do ecossistema marinho com a inclus\u00e3o social, sa\u00fade e gera\u00e7\u00e3o de empregos no munic\u00edpio. A media\u00e7\u00e3o \u00e9 do secret\u00e1rio de Desenvolvimento Econ\u00f4mico, Luiz Paulino Moreira Leite. J\u00e1 a mesa 3, \"Cidade de Direitos\", traz projetos que visam construir pol\u00edticas p\u00fablicas transformadoras na cidade, focado na garantia de servi\u00e7os \u00e0 popula\u00e7\u00e3o em risco social. A media\u00e7\u00e3o ser\u00e1 da secret\u00e1ria municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges.  <\/p>\n\n\n\n

Entre os projetos que ser\u00e3o apresentados, destacam-se iniciativas como o \"Sistema de monitoramento de encostas e focos de inc\u00eandios com sensores de baixo custo\", projeto que visa a implementa\u00e7\u00e3o de dois sistemas pilotos de monitoramento, cujos dados ser\u00e3o transmitidos em tempo real para uma plataforma online, permitindo que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigil\u00e2ncia e monitoramento das encostas. J\u00e1 o projeto \"Niter\u00f3i Inclusiva e Sustent\u00e1vel: construindo pol\u00edticas intersetoriais para popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua\" prop\u00f4s uma pol\u00edtica municipal para a popula\u00e7\u00e3o em situa\u00e7\u00e3o de rua com a\u00e7\u00f5es que possibilitaram tra\u00e7ar, de maneira in\u00e9dita, o perfil desta popula\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio, identificando suas necessidades e demandas sociais.  <\/p>\n\n\n\n

Outro projeto que ser\u00e1 apresentado \u00e9 o \"Descomissionamento de embarca\u00e7\u00f5es abandonadas na Ba\u00eda de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niter\u00f3i\", que consiste em um diagn\u00f3stico do problema de abandono de embarca\u00e7\u00f5es, objetivando identificar o quantitativo e as caracter\u00edsticas dos barcos para propor as formas mais adequadas de remo\u00e7\u00e3o e reciclagem dos mesmos. A programa\u00e7\u00e3o completa est\u00e1 dispon\u00edvel em bit.ly\/ProgramacaoEventoPDPA<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Edital <\/strong>- Durante o evento, ser\u00e1 lan\u00e7ado um edital para que gestores municipais respons\u00e1veis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e in\u00e9ditos sobre a experi\u00eancia e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomenda\u00e7\u00f5es sobre os desafios da gest\u00e3o municipal, al\u00e9m de demonstrar o car\u00e1ter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niter\u00f3i, a UFF e a FEC. Posteriormente, os materiais ser\u00e3o transformados em livros.  <\/p>\n","post_title":"Parceria entre a Prefeitura de Niter\u00f3i e a UFF completa dois anos","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"parceria-entre-a-prefeitura-de-niteroi-e-a-uff-completa-dois-anos","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:57:35","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:57:35","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33954","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33945,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:20:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:20:00","post_content":"\n

Durante pronunciamento em cadeia nacional de r\u00e1dio e televis\u00e3o, a ministra da Sa\u00fade, N\u00edsia Trindade, afirmou que as infec\u00e7\u00f5es pelo v\u00edrus da covid-19 continuar\u00e3o ocorrendo e que \u00e9 fundamental fortalecer os sistemas de vigil\u00e2ncia, diagn\u00f3stico, assist\u00eancia e vacina\u00e7\u00e3o. A ministra destacou que o v\u00edrus ainda sofrer\u00e1 muta\u00e7\u00f5es e, por isso, cuidados devem ser mantidos.<\/p>\n\n\n\n

Para N\u00edsia, \u00e9 hora de intensificar a vacina\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que hospitaliza\u00e7\u00f5es e \u00f3bitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indiv\u00edduos que n\u00e3o tomaram as doses de vacina recomendadas.<\/p>\n\n\n\n

Desde fevereiro, o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade realiza um movimento nacional pela vacina\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o para covid-19, ao lado de estados e munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) anunciou na \u00faltima sexta-feira (5\/05) o fim da emerg\u00eancia de sa\u00fade p\u00fablica de import\u00e2ncia internacional.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois de termos passado por um per\u00edodo t\u00e3o doloroso, nosso pa\u00eds recebe essa not\u00edcia com esperan\u00e7a\u201d, afirmou N\u00edsia. Ela tamb\u00e9m lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanit\u00e1rio, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomenda\u00e7\u00f5es da ci\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

N\u00edsia agradeceu cientistas e laborat\u00f3rios que desenvolveram os imunizantes e fez uma refer\u00eancia especial aos trabalhadores do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), que t\u00eam se dedicado desde o in\u00edcio da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, \u00e9 fundamental unir esfor\u00e7os pela sa\u00fade e em defesa da vida.<\/p>\n","post_title":"N\u00e3o \u00e9 hora de relaxar a vacina\u00e7\u00e3o contra covid-19","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"nao-e-hora-de-relaxar-a-vacinacao-contra-covid-19","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:07:08","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:07:08","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33945","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33951,"post_author":"5","post_date":"2023-05-08 11:13:00","post_date_gmt":"2023-05-08 14:13:00","post_content":"\n

Evento acontece no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, com palestras e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos da \u00e1rea<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Sa\u00fade e da Funda\u00e7\u00e3o Estatal de Sa\u00fade de Maric\u00e1 (Femar), realiza na pr\u00f3xima quarta e quinta-feira (10 e 11\/05), a 11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1, no audit\u00f3rio do Banco Mumbuca, no Centro, reunindo enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem que atuam na cidade. Com tema  \"O Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades\", o evento come\u00e7a \u00e0s 13h e contar\u00e1 com mesa de discuss\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de trabalhos cient\u00edficos da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n

Na quarta-feira (10), a recep\u00e7\u00e3o dos participantes e o credenciamento se iniciam \u00e0s 13h, sujeitos \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o. \u00c0s 13h30, come\u00e7a a solenidade de abertura, com a presen\u00e7a de Solange Oliveira, secret\u00e1ria de Sa\u00fade; Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar; e Claudia Rogeria de Lima, diretora de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade da Femar. A programa\u00e7\u00e3o do primeiro dia do encontro continua \u00e0s 14h, com uma mesa de discuss\u00e3o inicial, seguida pela mesa principal, propondo di\u00e1logos sobre a tem\u00e1tica \"As Potencialidades da Enfermagem na Gest\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS)\".<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira (11), a recep\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m come\u00e7a \u00e0s 13h. \u00c0s 13h40, \u00e9 a vez da apresenta\u00e7\u00e3o dos trabalhos cient\u00edficos produzidos por profissionais da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, que ressaltam as iniciativas de excel\u00eancia desenvolvidas na sa\u00fade de Maric\u00e1, contribuindo para levar assist\u00eancia humanizada e de qualidade \u00e0 popula\u00e7\u00e3o. A programa\u00e7\u00e3o da 11\u00aa Semana da Enfermagem se encerra \u00e0s 16h.<\/p>\n\n\n\n

A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Solange Oliveira, afirmou que o evento \u00e9 fundamental para ressaltar a import\u00e2ncia de enfermeiros e t\u00e9cnicos de enfermagem, profissionais que fazem a diferen\u00e7a no dia a dia dos maricaenses.<\/p>\n\n\n\n

\"Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa \u00e1rea, mostrando as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas por enfermeiros (os) e t\u00e9cnicos (as) de enfermagem nas unidades, al\u00e9m de ressaltar as pot\u00eancias das equipes. Ser\u00e3o dois dias de rodas de conversa e apresenta\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias, contribuindo para uma sa\u00fade com ainda mais inclus\u00e3o e qualidade\", destacou.<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7o<\/strong>
11\u00aa Semana da Enfermagem de Maric\u00e1
Data: 10 e 11\/05
Hor\u00e1rio: a partir das 13h.Local: audit\u00f3rio do Banco Mumbuca (sujeito \u00e0 lota\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o)
Endere\u00e7o: Rua Eug\u00eania Modesto da Silva, 234, Parque Eldorado - Centro<\/p>\n","post_title":"Dias 10 e 11\/05: Semana da Enfermagem de Maric\u00e1","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"dias-10-e-11-05-semana-da-enfermagem-de-marica","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-05-08 14:20:01","post_modified_gmt":"2023-05-08 17:20:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33951","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":361},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};

Page 361 of 757 1 360 361 362 757