No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n
Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n
Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n
Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n
At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n
Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n
Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n
\u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n
At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n
Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n
Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n
A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n
\u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n
At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n
Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n
Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n
\u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n
A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n
\u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n
At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n
Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n
Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n
\u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n
A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n
\u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n
At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n
Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n
Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n
O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n
A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n
\"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n
A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n
As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n
No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n
\"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n
No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n
\"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Resgates de acordo com a esp\u00e9cie \u2013 Os agentes ambientais s\u00e3o treinados para o resgate dos animais, e o procedimento \u00e9 feito de acordo com cada esp\u00e9cie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avalia\u00e7\u00e3o pela pr\u00f3pria equipe de resgate e se n\u00e3o apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados espec\u00edficos, s\u00e3o reintegrados \u00e0 unidade de conserva\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
A coruja mocho-orelhuda \u00e9 comum na maioria das regi\u00f5es do pa\u00eds. \u00c9 uma ave de h\u00e1bitos noturnos e se alimenta principalmente de ratos, insetos grandes e outras aves.<\/p>\n\n\n\n Resgates de acordo com a esp\u00e9cie \u2013 Os agentes ambientais s\u00e3o treinados para o resgate dos animais, e o procedimento \u00e9 feito de acordo com cada esp\u00e9cie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avalia\u00e7\u00e3o pela pr\u00f3pria equipe de resgate e se n\u00e3o apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados espec\u00edficos, s\u00e3o reintegrados \u00e0 unidade de conserva\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
\"Quando algu\u00e9m se deparar com algum animal silvestre deve manter a dist\u00e2ncia e entrar em contato com o n\u00famero 153, pois a equipe \u00e9 capacitada para realizar o resgate preservando a vida do animal\", explica.<\/p>\n\n\n\n A coruja mocho-orelhuda \u00e9 comum na maioria das regi\u00f5es do pa\u00eds. \u00c9 uma ave de h\u00e1bitos noturnos e se alimenta principalmente de ratos, insetos grandes e outras aves.<\/p>\n\n\n\n Resgates de acordo com a esp\u00e9cie \u2013 Os agentes ambientais s\u00e3o treinados para o resgate dos animais, e o procedimento \u00e9 feito de acordo com cada esp\u00e9cie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avalia\u00e7\u00e3o pela pr\u00f3pria equipe de resgate e se n\u00e3o apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados espec\u00edficos, s\u00e3o reintegrados \u00e0 unidade de conserva\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
O coordenador da CMA, Renato Macedo, orienta o que fazer em caso de aparecimento de animais silvestres.<\/p>\n\n\n\n \"Quando algu\u00e9m se deparar com algum animal silvestre deve manter a dist\u00e2ncia e entrar em contato com o n\u00famero 153, pois a equipe \u00e9 capacitada para realizar o resgate preservando a vida do animal\", explica.<\/p>\n\n\n\n A coruja mocho-orelhuda \u00e9 comum na maioria das regi\u00f5es do pa\u00eds. \u00c9 uma ave de h\u00e1bitos noturnos e se alimenta principalmente de ratos, insetos grandes e outras aves.<\/p>\n\n\n\n Resgates de acordo com a esp\u00e9cie \u2013 Os agentes ambientais s\u00e3o treinados para o resgate dos animais, e o procedimento \u00e9 feito de acordo com cada esp\u00e9cie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avalia\u00e7\u00e3o pela pr\u00f3pria equipe de resgate e se n\u00e3o apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados espec\u00edficos, s\u00e3o reintegrados \u00e0 unidade de conserva\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Nesta quinta-feira (20), uma coruja da esp\u00e9cie mocho-orelhuda foi resgatada pela Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niter\u00f3i, no Sap\u00ea. De acordo com os guardas, o animal estava com a asa machucada, supostamente por conta de linha de pipa, que estava presa a ele. A coruja foi encaminhada ao veterin\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n O coordenador da CMA, Renato Macedo, orienta o que fazer em caso de aparecimento de animais silvestres.<\/p>\n\n\n\n \"Quando algu\u00e9m se deparar com algum animal silvestre deve manter a dist\u00e2ncia e entrar em contato com o n\u00famero 153, pois a equipe \u00e9 capacitada para realizar o resgate preservando a vida do animal\", explica.<\/p>\n\n\n\n A coruja mocho-orelhuda \u00e9 comum na maioria das regi\u00f5es do pa\u00eds. \u00c9 uma ave de h\u00e1bitos noturnos e se alimenta principalmente de ratos, insetos grandes e outras aves.<\/p>\n\n\n\n Resgates de acordo com a esp\u00e9cie \u2013 Os agentes ambientais s\u00e3o treinados para o resgate dos animais, e o procedimento \u00e9 feito de acordo com cada esp\u00e9cie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avalia\u00e7\u00e3o pela pr\u00f3pria equipe de resgate e se n\u00e3o apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados espec\u00edficos, s\u00e3o reintegrados \u00e0 unidade de conserva\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
O animal estava com a asa machucada e foi encaminhado ao veterin\u00e1rio<\/em><\/p>\n\n\n\n Nesta quinta-feira (20), uma coruja da esp\u00e9cie mocho-orelhuda foi resgatada pela Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niter\u00f3i, no Sap\u00ea. De acordo com os guardas, o animal estava com a asa machucada, supostamente por conta de linha de pipa, que estava presa a ele. A coruja foi encaminhada ao veterin\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n O coordenador da CMA, Renato Macedo, orienta o que fazer em caso de aparecimento de animais silvestres.<\/p>\n\n\n\n \"Quando algu\u00e9m se deparar com algum animal silvestre deve manter a dist\u00e2ncia e entrar em contato com o n\u00famero 153, pois a equipe \u00e9 capacitada para realizar o resgate preservando a vida do animal\", explica.<\/p>\n\n\n\n A coruja mocho-orelhuda \u00e9 comum na maioria das regi\u00f5es do pa\u00eds. \u00c9 uma ave de h\u00e1bitos noturnos e se alimenta principalmente de ratos, insetos grandes e outras aves.<\/p>\n\n\n\n Resgates de acordo com a esp\u00e9cie \u2013 Os agentes ambientais s\u00e3o treinados para o resgate dos animais, e o procedimento \u00e9 feito de acordo com cada esp\u00e9cie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avalia\u00e7\u00e3o pela pr\u00f3pria equipe de resgate e se n\u00e3o apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados espec\u00edficos, s\u00e3o reintegrados \u00e0 unidade de conserva\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Atendimento de emerg\u00eancia O animal estava com a asa machucada e foi encaminhado ao veterin\u00e1rio<\/em><\/p>\n\n\n\n Nesta quinta-feira (20), uma coruja da esp\u00e9cie mocho-orelhuda foi resgatada pela Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niter\u00f3i, no Sap\u00ea. De acordo com os guardas, o animal estava com a asa machucada, supostamente por conta de linha de pipa, que estava presa a ele. A coruja foi encaminhada ao veterin\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n O coordenador da CMA, Renato Macedo, orienta o que fazer em caso de aparecimento de animais silvestres.<\/p>\n\n\n\n \"Quando algu\u00e9m se deparar com algum animal silvestre deve manter a dist\u00e2ncia e entrar em contato com o n\u00famero 153, pois a equipe \u00e9 capacitada para realizar o resgate preservando a vida do animal\", explica.<\/p>\n\n\n\n A coruja mocho-orelhuda \u00e9 comum na maioria das regi\u00f5es do pa\u00eds. \u00c9 uma ave de h\u00e1bitos noturnos e se alimenta principalmente de ratos, insetos grandes e outras aves.<\/p>\n\n\n\n Resgates de acordo com a esp\u00e9cie \u2013 Os agentes ambientais s\u00e3o treinados para o resgate dos animais, e o procedimento \u00e9 feito de acordo com cada esp\u00e9cie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avalia\u00e7\u00e3o pela pr\u00f3pria equipe de resgate e se n\u00e3o apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados espec\u00edficos, s\u00e3o reintegrados \u00e0 unidade de conserva\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n Candidatos t\u00eam at\u00e9 o dia 3 de maio para efetuarem o cadastro. Elei\u00e7\u00e3o acontece em outubro para um mandato de quatro anos<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1 publicou no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) desta quarta-feira (19\/04) a prorroga\u00e7\u00e3o das inscri\u00e7\u00f5es at\u00e9 o dia 3 de maio para escolha de dez novos conselheiros tutelares para mandato de quatro anos, de 2024 a 2028. O cadastro \u00e9 realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente, das 9h \u00e0s 16h, exceto s\u00e1bados, domingos e feriados. O espa\u00e7o fica na Rua Jos\u00e9 Cust\u00f3dio Soares, 175, bairro Boa Vista.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o eleitos cinco representantes em cada unidade \u2013 Conselho 1 (1\u00ba e 2\u00ba distritos, Centro e Ponta Negra) e Conselho 2 (3\u00ba e 4\u00ba, Ino\u00e3 e Itaipua\u00e7u). A elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 realizada no dia 1\u00b0 de outubro, das 8h \u00e0s 17h. Os locais de vota\u00e7\u00e3o ser\u00e3o definidos pelo Conselho dos Direitos da Crian\u00e7a e do Adolescente (CMDCA), vinculado \u00e0 Secretaria de Assist\u00eancia Social.<\/p>\n\n\n\n Antes da elei\u00e7\u00e3o, os candidatos ser\u00e3o avaliados por prova escrita, de car\u00e1ter eliminat\u00f3rio. O edital completo foi publicado no Jornal Oficial do Munic\u00edpio (JOM) e tamb\u00e9m est\u00e1 dispon\u00edvel no Portal da Prefeitura de Maric\u00e1 (https:\/\/www.marica.rj.gov.br\/wp-content\/uploads\/2023\/03\/Edital-Escolha-do-Conselho-Tutelar.pdf<\/a>).<\/p>\n","post_title":"Conselho da Crian\u00e7a e do Adolescente prorroga inscri\u00e7\u00f5es para escolha dos novos conselheiros tutelares","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"conselho-da-crianca-e-do-adolescente-prorroga-inscricoes-para-escolha-dos-novos-conselheiros-tutelares","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:27:40","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:27:40","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33629","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33611,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:20:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:20:15","post_content":"\n Agentes do Grupamento Especial de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, vinculada \u00e0 Secretaria Municipal de Seguran\u00e7a (SEMSEG), resgataram uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, no bairro de Picos. Essa foi a terceira cobra resgatada durante o m\u00eas de abril em diferentes bairros do munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n De acordo com a SEMSEG, os agentes do grupamento foram acionados por populares atrav\u00e9s de solicita\u00e7\u00e3o realizada por meio do canal de telefone 153, para verificar a exist\u00eancia de uma jiboia, que estava em cima de um galho \u00e0s margens da Rua Eug\u00eanio da Costa, no bairro Picos. Com o objetivo de evitar acidente com o animal, foi realizado o resgate e os agentes do GEPAM contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, para devolver o r\u00e9ptil ao habitat.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m foram resgatadas uma cobra d\u00b4agua (Erythrolamprus miliaris), no \u00faltimo dia 3 de abril, em Manilha, e outra jiboia de cerca de 1,5 metros, no dia 6 de abril, no bairro Sap\u00ea. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a popula\u00e7\u00e3o itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itabora\u00ed, que as informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o ambiental s\u00e3o encaminhadas para o GEPAM.<\/p>\n\n\n\n O GEPAM \u00e9 formado por agentes capacitados e treinados para resgate e apreens\u00e3o de materiais silvestres, entre outras ocorr\u00eancias. Durante o ano, s\u00e3o realizadas capacita\u00e7\u00f5es dentro e fora do munic\u00edpio com o objetivo de oferecer qualifica\u00e7\u00e3o para os agentes do grupamento.<\/p>\n","post_title":"Jiboia de mais de 2 metros e cobra d\u00b4agua resgatadas em Itabora\u00ed","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"jiboia-de-mais-de-2-metros-e-cobra-dagua-resgatadas-em-itaborai","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:42:36","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:42:36","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33611","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33626,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:19:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:19:15","post_content":"\n Em visita \u00e0 unidade, o ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo, Rodrigo Neves, falou sobre interven\u00e7\u00f5es na cobertura, na fachada e nas paredes internas, al\u00e9m da recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes. Obras fazem parte do Plano Niter\u00f3i 450 anos. \u201cViemos aqui a pedido do meu amigo prefeito Axel Grael para fazer uma vistoria e, a partir de amanh\u00e3, vamos ter aqui uma obra de melhoria da unidade. Isso vai dar uma melhor condi\u00e7\u00e3o de atendimento. Esses investimentos na Sa\u00fade s\u00e3o uma prioridade do governo do prefeito Axel e sempre t\u00eam que ser prioridade, pois a Sa\u00fade \u00e9 a prote\u00e7\u00e3o da vida das pessoas\u201d, disse Rodrigo Neves, que destacou ainda que a \u00faltima grande interven\u00e7\u00e3o que a unidade recebeu foi em 2015, quando, al\u00e9m da reforma geral, o local foi ampliado em 40%, sendo enquadrado no projeto de UPA.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou as interven\u00e7\u00f5es que a unidade passar\u00e1. <\/p>\n\n\n\n \u201cNesta obra vamos recuperar a cobertura, a fachada e as paredes internas, incluindo a recupera\u00e7\u00e3o da climatiza\u00e7\u00e3o dos ambientes\u201d, conta Vicente.<\/p>\n\n\n\n A secret\u00e1ria de Sa\u00fade, Anamaria Schneider, destacou a import\u00e2ncia das obras para o M\u00e1rio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n \u201cAs interven\u00e7\u00f5es realizadas na unidade v\u00e3o permitir que possamos atender melhor a popula\u00e7\u00e3o, com mais conforto e seguran\u00e7a para todos. \u00c9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do nosso compromisso em oferecer uma sa\u00fade p\u00fablica de qualidade e acess\u00edvel para todos\u201d, disse Anamaria.<\/p>\n\n\n\n At\u00e9 2024, apenas na Sa\u00fade, a Prefeitura de Niter\u00f3i vai investir cerca de R$ 260 milh\u00f5es em obras em toda a rede de atendimento, al\u00e9m de R$ 25 milh\u00f5es na moderniza\u00e7\u00e3o dos equipamentos e na renova\u00e7\u00e3o do parque tecnol\u00f3gico das unidades de sa\u00fade. No total, o Plano Niter\u00f3i 450 prev\u00ea cerca de R$ 2 bilh\u00f5es em investimentos at\u00e9 o final de 2024, em \u00e1reas como Sa\u00fade, Educa\u00e7\u00e3o, Comunidades, Clima & Resili\u00eancia, entre outros. Em 2023, ser\u00e3o iniciadas as obras dos PMF Leopoldina, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Caramujo, Ilha da Concei\u00e7\u00e3o e Nova Bras\u00edlia. Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade do Morro do Estado e segunda fase da Policl\u00ednica de Especialidade Sylvio Pican\u00e7o. Na \u00e1rea hospitalar e de urg\u00eancia e emerg\u00eancia, ser\u00e3o iniciadas as obras na Central de Regula\u00e7\u00e3o do SAMU, do Hospital Getulinho, Hospital Carlos Tortelly, Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba e Hospital Or\u00eancio de Freitas.<\/p>\n\n\n\n Entre outras autoridades, o secret\u00e1rio da Regional Oce\u00e2nica, Binho Guimar\u00e3es, tamb\u00e9m estava presente na visita. <\/p>\n","post_title":"Prefeitura de Niter\u00f3i anuncia obras no M\u00e1rio Monteiro a partir desta quinta-feira (20\/04)","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-de-niteroi-anuncia-obras-no-mario-monteiro-a-partir-desta-quinta-feira-20-04","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:19:48","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:19:48","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33626","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33635,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:10:00","post_date_gmt":"2023-04-20 19:10:00","post_content":"\n Escolas da Rede Municipal de Educa\u00e7\u00e3o de Niter\u00f3i promoveram, nesta quinta-feira (20), atividades que trabalham a empatia e estimulam uma cultura de paz, di\u00e1logo e respeito. Atrav\u00e9s de projetos com foco na gentileza, as unidades expuseram trabalhos produzidos com as crian\u00e7as neste primeiro trimestre e realizaram atividades l\u00fadicas.<\/p>\n\n\n\n O secret\u00e1rio de Educa\u00e7\u00e3o e presidente da Funda\u00e7\u00e3o Municipal de Educa\u00e7\u00e3o, Bira Marques, ressalta que a afetividade \u00e9 trabalhada dentro do projeto pedag\u00f3gico, refor\u00e7ando a escola como um lugar acolhedor e seguro.<\/p>\n\n\n\n \"Al\u00e9m de um lugar de estudos, a escola cumpre um papel social muito importante. Rotineiramente, nossas unidades trabalham a afetividade e a cultura da paz para formar cidad\u00e3os conscientes e que contribuam para que tenhamos uma cidade melhor. Em tempos em que se disseminam tantos conte\u00fados de \u00f3dio, a\u00e7\u00f5es como essa ganham ainda mais for\u00e7a na nossa rede\", disse o secret\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Na UMEI Jorge Najjar, na Ititioca, as crian\u00e7as apresentaram m\u00fasicas com a tem\u00e1tica do respeito, v\u00eddeos com participa\u00e7\u00e3o dos pais, jogos e at\u00e9 uma pe\u00e7a teatral, como parte do projeto \"Gentileza Gera Gentileza\". Na encena\u00e7\u00e3o, foi apresentado um \u00f4nibus, e a cada vez que chegava alguma pessoa priorit\u00e1ria, com defici\u00eancia visual, pessoa idosa e uma gestante, eles ensinavam que precisavam ceder o lugar.<\/p>\n\n\n\n A professora Silvana Gomes, que desenvolveu o teatro com a sua turma, disse que o objetivo era demonstrar que devemos respeitar a todos, mas, principalmente, pessoas que precisam de algum apoio.<\/p>\n\n\n\n \"Temos que ensinar os valores para as crian\u00e7as desde cedo, para eles levarem para a vida e mostrar para os pais as coisas que eles t\u00eam aprendido na escola\", completou a professora.<\/p>\n\n\n\n A diretora adjunta da unidade, Bianca Abreu, refor\u00e7ou que o projeto foi desenvolvido para estimular os sentimentos, as emo\u00e7\u00f5es, o cuidado e respeito com o outro e com a natureza. O Projeto \"Gentileza gera Gentileza\" faz parte de um grande projeto anual chamado \"Mundo da imagina\u00e7\u00e3o: toda crian\u00e7a produz sua pr\u00f3pria cria\u00e7\u00e3o\".<\/p>\n\n\n\n As apresenta\u00e7\u00f5es foram feitas pelos pr\u00f3prios alunos, com muita anima\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o na hora das m\u00fasicas e trabalhos dos colegas. A professora Eliane Vieira completou dizendo que: \"buscar o l\u00fadico para ensinar, faz toda a diferen\u00e7a na educa\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a\".<\/p>\n\n\n\n No E.M. Jacinta Medela, no Fonseca, o projeto \"Gentileza\" foi proposto pela dire\u00e7\u00e3o da unidade e abra\u00e7ado pelos professores, que desenvolveram trabalhos em cartolina e decora\u00e7\u00f5es para a escola com o tema da paz. A professora Aline Brito, do 4\u00b0 ano, trabalhou o filme \"Extraordin\u00e1rio\" com os alunos, que fizeram debates sobre boa conviv\u00eancia, bullying e respeito ao pr\u00f3ximo.<\/p>\n\n\n\n \"N\u00f3s temos a lata das emo\u00e7\u00f5es aqui na sala e usamos para trabalhar o autoconhecimento e o autocontrole deles, al\u00e9m de conversas sobre assuntos importantes durante o dia a dia deles\", explicou Aline.<\/p>\n\n\n\n No final do dia de aula, todos os alunos se reuniram na quadra e apresentaram para os colegas os trabalhos desenvolvidos e cantaram a m\u00fasica \"A Paz\", do Roupa Nova. A diretora, Myrna Campos, ressalta que projetos assim s\u00e3o muito importantes para as crian\u00e7as, especialmente na localidade da escola, que fica dentro de uma comunidade.<\/p>\n\n\n\n \"Aqui na escola eles t\u00eam um ref\u00fagio. Aqui eles se sentem seguros de estar na escola, e temos que celebrar isso, a paz que eles sentem aqui dentro\", finalizou.<\/p>\n","post_title":"Escolas municipais de Niter\u00f3i promovem Dia da Gentileza\u00a0","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"escolas-municipais-de-niteroi-promovem-dia-da-gentileza","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:58:02","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:58:02","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33635","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"}],"next":false,"prev":true,"total_page":368},"paged":1,"column_class":"jeg_col_2o3","class":"epic_block_3"};
Servi\u00e7o: Unidades municipais de Sa\u00fade que funcionar\u00e3o normalmente durante o feriado<\/strong><\/p>\n\n\n\n Atendimento de emerg\u00eancia O animal estava com a asa machucada e foi encaminhado ao veterin\u00e1rio<\/em><\/p>\n\n\n\n Nesta quinta-feira (20), uma coruja da esp\u00e9cie mocho-orelhuda foi resgatada pela Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niter\u00f3i, no Sap\u00ea. De acordo com os guardas, o animal estava com a asa machucada, supostamente por conta de linha de pipa, que estava presa a ele. A coruja foi encaminhada ao veterin\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n O coordenador da CMA, Renato Macedo, orienta o que fazer em caso de aparecimento de animais silvestres.<\/p>\n\n\n\n \"Quando algu\u00e9m se deparar com algum animal silvestre deve manter a dist\u00e2ncia e entrar em contato com o n\u00famero 153, pois a equipe \u00e9 capacitada para realizar o resgate preservando a vida do animal\", explica.<\/p>\n\n\n\n A coruja mocho-orelhuda \u00e9 comum na maioria das regi\u00f5es do pa\u00eds. \u00c9 uma ave de h\u00e1bitos noturnos e se alimenta principalmente de ratos, insetos grandes e outras aves.<\/p>\n\n\n\n Resgates de acordo com a esp\u00e9cie \u2013 Os agentes ambientais s\u00e3o treinados para o resgate dos animais, e o procedimento \u00e9 feito de acordo com cada esp\u00e9cie. Num primeiro momento, os animais passam por uma avalia\u00e7\u00e3o pela pr\u00f3pria equipe de resgate e se n\u00e3o apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados espec\u00edficos, s\u00e3o reintegrados \u00e0 unidade de conserva\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 os que s\u00e3o capturados e apresentam algum tipo de ferimento s\u00e3o encaminhados para institui\u00e7\u00f5es como o Centro de Reabilita\u00e7\u00e3o de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Serop\u00e9dica; ou Instituto Vital Brazil, quando \u00e9 o caso de cobra venenosa.<\/p>\n","post_title":"Guardas municipais de Niter\u00f3i resgatam coruja no Sap\u00ea","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"guardas-municipais-de-niteroi-resgatam-coruja-no-sape","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:03","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:03","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33647","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33641,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:00:17","post_date_gmt":"2023-04-20 20:00:17","post_content":"\n Agentes do Procon-Maric\u00e1 identificaram que o estabelecimento estava com certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o vencido<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Maric\u00e1, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, apreendeu 43 quilos de pescado durante a opera\u00e7\u00e3o realizada na quarta-feira (19\/04), em uma peixaria do Centro da cidade. Os peixes das esp\u00e9cies dourado, pargo e xerelete foram descartados por estarem impr\u00f3prios para consumo. Os agentes do Procon-Maric\u00e1 foram at\u00e9 o local por meio de den\u00fancia an\u00f4nima e identificaram que o certificado de dedetiza\u00e7\u00e3o estava vencido.<\/p>\n\n\n\n Diante das irregularidades encontradas foi lavrado um auto de constata\u00e7\u00e3o e solicitada a regulariza\u00e7\u00e3o do estabelecimento no prazo de cinco dias, sob pena de interdi\u00e7\u00e3o da peixaria. \"Tal conduta fere o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, na prote\u00e7\u00e3o \u00e0 vida, em conson\u00e2ncia ao artigo 60, inciso l. O consumo desses produtos \u00e9 considerado impr\u00f3prio para seus clientes, podendo lev\u00e1-los, at\u00e9 mesmo, \u00e0 morte\", disse o secret\u00e1rio Felipe Paiva.<\/p>\n\n\n\n Fiscaliza\u00e7\u00e3o no munic\u00edpio<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Secretaria de Defesa do Consumidor realiza a\u00e7\u00f5es semanais de fiscaliza\u00e7\u00e3o por toda a cidade em diferentes tipos de com\u00e9rcio. No \u00faltimo dia 12 de abril, o Procon apreendeu 146,7 quilos de alimentos em um supermercado de Ino\u00e3. Os agentes constataram que itens como bacon, bacalhau, salsicha, lasanha, lingui\u00e7a, entre outros, estavam fora da validade, sem proced\u00eancia ou impr\u00f3prios para consumo. O mercado foi autuado e dever\u00e1 se adequar \u00e0s solicita\u00e7\u00f5es dos fiscais, sob pena de multa.<\/p>\n\n\n\n No dia 22 de mar\u00e7o foi descartada a maior quantidade de alimentos impr\u00f3prios para consumo j\u00e1 apreendida na hist\u00f3ria do Procon-Maric\u00e1, durante fiscaliza\u00e7\u00e3o em um supermercado do Centro. Ap\u00f3s den\u00fancia de uma cliente, a equipe foi at\u00e9 o estabelecimento e encontrou no a\u00e7ougue uma grande quantidade de carnes e outros itens mal armazenados e fora da validade. No total, foram 645 quilos de alimentos, o que levou ao fechamento tempor\u00e1rio da se\u00e7\u00e3o do mercado at\u00e9 que as exig\u00eancias de adequa\u00e7\u00e3o fossem cumpridas.<\/p>\n","post_title":"Prefeitura descarta 43 quilos de peixes impr\u00f3prios para consumo no Centro","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"prefeitura-descarta-43-quilos-de-peixes-improprios-para-consumo-no-centro","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:11:01","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:11:01","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33641","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33632,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:36:22","post_date_gmt":"2023-04-20 19:36:22","post_content":"\n A\u00e7\u00f5es foram programadas pela Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude<\/em><\/p>\n\n\n\n A Prefeitura de Niter\u00f3i vai realizar mais uma edi\u00e7\u00e3o do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que \u00e9 iniciativa da Coordenadoria de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, ter\u00e1 novo formato com a\u00e7\u00f5es como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e est\u00edmulo para formar jovens empreendedores. Tamb\u00e9m haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulga\u00e7\u00e3o de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.<\/p>\n\n\n\n A coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude, Luisa Assump\u00e7\u00e3o, destaca que o Inova Jovem 2023 \u00e9 o primeiro passo para a implementa\u00e7\u00e3o da semana do jovem empreendedor como uma pol\u00edtica p\u00fablica em Niter\u00f3i, para incentivar o desenvolvimento de empresas j\u00fanior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascens\u00e3o, estimulando a gera\u00e7\u00e3o de emprego e renda para o munic\u00edpio.<\/p>\n\n\n\n \"Hoje, uma das maiores urg\u00eancias das juventudes \u00e9 a falta de perspectivas e esperan\u00e7a no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno s\u00e3o alguns dos motivos. Essa oportunidade de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para jovens que empreendem ou querem empreender \u00e9 um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gest\u00e3o p\u00fablica para mudar esse cen\u00e1rio\" afirma Luisa.<\/p>\n\n\n\n De segunda a quinta-feira (24 a 27) ser\u00e3o realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino m\u00e9dio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legaliza\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o do empreendimento e gest\u00e3o financeira. No \u00faltimo dia do evento, sexta-feira (28), das 10h \u00e0s 18h, haver\u00e1 uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o das secretarias e institui\u00e7\u00f5es parceiras que podem colaborar com forma\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os para jovens que j\u00e1 sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira tamb\u00e9m haver\u00e1 atividades como oficinas e rodas de conversa, al\u00e9m da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n \"Na Feira teremos stands com servi\u00e7os como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emiss\u00e3o de alvar\u00e1, Mulher Empreendedora, N\u00facleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupan\u00e7a Escola, entre outros. Ser\u00e1 uma oportunidade de conhecer espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o e servi\u00e7os para quem quer empreender ou alavancar seu neg\u00f3cio\", finaliza a coordenadora de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude.<\/p>\n","post_title":"De 24 a 28: Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"de-24-a-28-semana-do-jovem-empreendedor-com-oficinas-em-escolas-e-feira-de-empreendedorismo","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 16:39:51","post_modified_gmt":"2023-04-20 19:39:51","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33632","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33629,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 16:24:15","post_date_gmt":"2023-04-20 19:24:15","post_content":"\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT, ex-CPN) \u2013 Rua Desembargador Athayde Parreiras, 266 \u2013 Bairro de F\u00e1tima
Unidade Municipal de Urg\u00eancia Dr. M\u00e1rio Monteiro (Umam) \u2013 Estrada Francisco da Cruz Nunes Filho, s\/n\u00b0 \u2013 Piratininga
Servi\u00e7o de Pronto Atendimento da Policl\u00ednica Regional do Largo da Batalha \u2013 Rua Vereador Armando Ferreira, 30 \u2013 Largo da Batalha
Servi\u00e7o de Pronto Atendimento da Policl\u00ednica Regional da Engenhoca \u2013 Avenida Professor Jo\u00e3o Brasil, S\/N\u00ba \u2013 Engenhoca
Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU \u2013 192)
Emerg\u00eancia psiqui\u00e1trica: Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba (24 horas) \u2013 Avenida Quintino Bocai\u00fava s\/n\u00b0 \u2013 Jurujuba
Emerg\u00eancia do Aparelho Digestivo: Hospital Or\u00eancio de Freitas (24 horas) \u2013 Avenida Machado, s\/n\u00b0 \u2013 Barreto
Emerg\u00eancia Infantil: Hospital Get\u00falio Vargas Filho \u2013 (24 horas) \u2013 Rua Teixeira de Freitas, s\/n\u00ba \u2013 Fonseca
Emerg\u00eancia obst\u00e9trica \u2013 gestantes de risco habitual: Maternidade Municipal Alzira Reis (MMAR) \u2013 Avenida Carlos Ermelindo Marins, s\/n, Charitas<\/p>\n","post_title":"Unidades de urg\u00eancia funcionar\u00e3o 24 horas durante o feriado de Tiradentes, em Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"unidades-de-urgencia-funcionarao-24-horas-durante-o-feriado-de-tiradentes-em-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:29","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:29","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33638","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33647,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:35:40","post_date_gmt":"2023-04-20 20:35:40","post_content":"\n
<\/em>
O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo de Niter\u00f3i, Rodrigo Neves, e a secret\u00e1ria municipal de Sa\u00fade, Anamaria Schneider estiveram hoje na Unidade de Pronto Atendimento M\u00e1rio Monteiro, em Piratininga, para uma vistoria ao local. O ex-prefeito e atual secret\u00e1rio Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir desta quinta-feira (20), a unidade passar\u00e1 por reformas previstas pelo Plano Niter\u00f3i 450 anos.<\/p>\n\n\n\n
Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT, ex-CPN) \u2013 Rua Desembargador Athayde Parreiras, 266 \u2013 Bairro de F\u00e1tima
Unidade Municipal de Urg\u00eancia Dr. M\u00e1rio Monteiro (Umam) \u2013 Estrada Francisco da Cruz Nunes Filho, s\/n\u00b0 \u2013 Piratininga
Servi\u00e7o de Pronto Atendimento da Policl\u00ednica Regional do Largo da Batalha \u2013 Rua Vereador Armando Ferreira, 30 \u2013 Largo da Batalha
Servi\u00e7o de Pronto Atendimento da Policl\u00ednica Regional da Engenhoca \u2013 Avenida Professor Jo\u00e3o Brasil, S\/N\u00ba \u2013 Engenhoca
Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia (SAMU \u2013 192)
Emerg\u00eancia psiqui\u00e1trica: Hospital Psiqui\u00e1trico de Jurujuba (24 horas) \u2013 Avenida Quintino Bocai\u00fava s\/n\u00b0 \u2013 Jurujuba
Emerg\u00eancia do Aparelho Digestivo: Hospital Or\u00eancio de Freitas (24 horas) \u2013 Avenida Machado, s\/n\u00b0 \u2013 Barreto
Emerg\u00eancia Infantil: Hospital Get\u00falio Vargas Filho \u2013 (24 horas) \u2013 Rua Teixeira de Freitas, s\/n\u00ba \u2013 Fonseca
Emerg\u00eancia obst\u00e9trica \u2013 gestantes de risco habitual: Maternidade Municipal Alzira Reis (MMAR) \u2013 Avenida Carlos Ermelindo Marins, s\/n, Charitas<\/p>\n","post_title":"Unidades de urg\u00eancia funcionar\u00e3o 24 horas durante o feriado de Tiradentes, em Niter\u00f3i","post_excerpt":"","post_status":"publish","comment_status":"open","ping_status":"closed","post_password":"","post_name":"unidades-de-urgencia-funcionarao-24-horas-durante-o-feriado-de-tiradentes-em-niteroi","to_ping":"","pinged":"","post_modified":"2023-04-20 17:40:29","post_modified_gmt":"2023-04-20 20:40:29","post_content_filtered":"","post_parent":0,"guid":"https:\/\/jornalocontexto.com.br\/?p=33638","menu_order":0,"post_type":"post","post_mime_type":"","comment_count":"0","filter":"raw"},{"ID":33647,"post_author":"5","post_date":"2023-04-20 17:35:40","post_date_gmt":"2023-04-20 20:35:40","post_content":"\n