Bistrô Sesc Convento do Carmo: Um Novo Sabor na História do Rio de Janeiro

Bistrô Sesc Convento do Carmo: Um Novo Sabor na História do Rio de Janeiro
Facebook
Twitter
WhatsApp

No coração da cidade, o Sesc RJ traz uma novidade imperdível: o Bistrô Sesc Convento do Carmo, que abrirá suas portas no próximo dia 13 de setembro. Localizado no Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no antigo Convento do Carmo, este bistrô tem como missão valorizar espaços históricos do Rio de Janeiro, impulsionando o turismo e a cultura na região.

O edifício, construído no século XVI e anteriormente ocupado por frades carmelitas, serviu como residência para a rainha de Portugal, D. Maria I, após a chegada da Família Real ao Brasil no século XIX. Após quatro anos de cuidadosa restauração, a PGE-RJ reabriu o espaço como um local de cultura e lazer.

O Bistrô Sesc Convento do Carmo, com 54 lugares e uma área de 182m², funcionará de segunda a sábado, das 11h às 18h. Durante a reforma para a instalação da cozinha, foi priorizada a preservação das características originais do edifício, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). Além disso, foram adotadas soluções inovadoras, como um sistema iônico de purificação do ar, em substituição ao tradicional sistema de exaustão.

O cardápio do bistrô, elaborado pela renomada chef Teresa Corção, segue os princípios da Ecogastronomia, valorizando a agricultura familiar do estado do RJ e promovendo ingredientes de pequenos produtores rurais da região. Além da experiência gastronômica, o Sesc RJ trará atrações artísticas ao local, começando com a exposição “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”, que estará em cartaz de outubro de 2023 a janeiro de 2024.

O presidente do Sesc RJ e Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destaca o impacto desse projeto. “A gastronomia é uma forma poderosa de contar nossa história, identidade e cultura. Com o Bistrô Sesc Convento do Carmo, estamos ocupando um espaço de grande importância histórica para o Brasil, enquanto valorizamos a produção rural do RJ e fortalecemos a cena cultural no Centro do Rio.”

Bruno Dubeux, procurador geral do estado, ressalta a contribuição do bistrô para aproximar o patrimônio histórico da cidade do público e enriquecer as experiências culturais na região.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais