A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu o Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados em Paris, nesta quinta-feira (29/05). O governo federal já havia feito o mesmo reconhecimento em maio do ano passado.
Na sessão em Paris estiveram presentes representantes importantes do setor agropecuário brasileiro. Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destacou que o reconhecimento internacional reforça o compromisso do setor agropecuário com a sanidade dos rebanhos.
A entidade também ressaltou a importância da retirada gradual da vacina de acordo com o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA).
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul) avaliou que o reconhecimento internacional representa um marco para a pecuária no Brasil. O Brasil continua com ações de vigilância e controle sanitário do rebanho mesmo após a retirada da vacina.
Foto: Agência Brasil