Campanha de vacinação contra dengue é ampliada para jovens de 17 a 18 anos

Avatar photo
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

A partir desta segunda-feira (17/03), a cidade do Rio de Janeiro estendeu a campanha de vacinação contra a dengue para incluir adolescentes de 17 a 18 anos. A Secretaria Municipal de Saúde tomou essa decisão para utilizar 50 mil doses de vacina que sobraram do grupo prioritário. Essa extensão será válida até o dia 26 de março.

Além disso, o imunizante continua disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos que ainda não receberam a vacina. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que a dengue é uma preocupação constante, especialmente no verão. Ele ressaltou que, embora os casos estejam menores este ano comparados ao anterior, a preocupação persiste, principalmente porque São Paulo registrou mais de 58 mil casos e há circulação da dengue tipo 3, que pode chegar ao Rio a qualquer momento.

Soranz enfatizou a segurança e eficácia da vacina contra a dengue, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha é parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, com o Brasil sendo pioneiro na incorporação da vacina no sistema público de saúde.

Recentemente, em fevereiro, o município lamentou a primeira morte por dengue do ano, um homem de 38 anos, residente no bairro Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Até agora, mais de mil pessoas foram infectadas pela doença na cidade.

Foto: Divulgação

Leia Mais