Capacitação sobre Pré-Natal em São Gonçalo: Profissionais em foco

Capacitação sobre Pré-Natal em São Gonçalo: Profissionais em foco
Facebook
Twitter
WhatsApp

No mês de março, os profissionais de saúde da rede pública de São Gonçalo encontram-se imersos em uma capacitante jornada de atualização sobre o pré-natal. Sob os auspícios do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), uma iniciativa do Departamento de Programas (Depro) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, o objetivo é proporcionar uma esfera de conhecimento renovado e aprimorar a assistência destinada às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste ensejo, em sintonia com as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, a capacitação concentra-se especialmente no pré-natal. Marta Belleza, enfermeira do Paism, salienta que as atualizações englobam não apenas o pré-natal de risco habitual e de alto risco, mas também os protocolos de atendimento às gestantes portadoras de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs – HIV e sífilis) e àquelas interessadas no planejamento reprodutivo.

O Ministério da Saúde orienta que as gestantes busquem uma Unidade de Saúde da Família (USF) próxima para avaliação e inclusão nas consultas de pré-natal, iniciando idealmente até a 12ª semana de gestação, tão logo suspeitem ou confirmem a gravidez.

Dr. Gleison Rocha, secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, ressalta que o propósito desse acompanhamento pré-natal é garantir uma gestação saudável, visando a um parto com menores riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Todas as unidades estão capacitadas para o pré-natal de risco habitual, com encaminhamento para o pré-natal de alto risco quando necessário, mantendo-se o acompanhamento na unidade de origem.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais