Chamado solidário: Hemonúcleo de São Gonçalo necessita de reforço nas doações

Chamado solidário: Hemonúcleo de São Gonçalo necessita de reforço nas doações
Facebook
Twitter
WhatsApp

Aproximando-se das festas de fim de ano, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo faz um apelo à comunidade por doações de sangue para reforçar os estoques do Hemonúcleo do município. Localizado no bairro Zé Garoto, o Hemonúcleo desempenha um papel crucial na captação de sangue, abastecendo não apenas as unidades de saúde locais, mas também os hospitais conveniados da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A doação de sangue é um ato nobre e solidário que desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas. Por meio da doação, podemos fornecer transfusões sanguíneas a pacientes internados que enfrentam condições médicas graves ou são submetidos a cirurgias complexas. No fim de ano, quando a cidade fica mais vazia, há uma tendência de queda na taxa de doadores de sangue. Por outro lado, a demanda costuma crescer devido a acidentes de trânsito comuns nesta época do ano. Por isso, o Hemonúcleo ressalta a importância de manter as doações para que possamos continuar atendendo com excelência e agilidade todos os necessitados”, destaca a diretora do Hemonúcleo de São Gonçalo, Thamyris Lopes.

César Soares, gonçalense de 55 anos e doador há mais de duas décadas, estava no Hemonúcleo realizando sua última doação do ano. Para ele, doar sangue é um gesto de amor ao próximo. “Muitas pessoas precisam diariamente de sangue. E posso garantir que saio da doação com um sentimento maravilhoso de ter ajudado outras pessoas. Recomendo a todos”, afirma César.

Ao chegar no Hemonúcleo, o doador passa por uma triagem clínica, que inclui entrevista, verificação da pressão arterial e teste de anemia para garantir que está apto para a coleta. A doação de sangue é rápida e indolor.

Os requisitos necessários para doar são: pesar 50 quilos ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade (com autorização dos responsáveis para menores de idade), ter uma boa noite de sono e uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos. Além disso, não é necessário estar em jejum.

O Hemonúcleo de São Gonçalo, situado na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto, recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo necessário chegar até 30 minutos antes do horário de encerramento.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais