Previsão de Chuva forte de novo nesta sexta-feira (10/02)
Por Redação O CONTEXTO
A situação enfrentada pela população de São Gonçalo é uma das mais críticas em decorrência das fortes chuvas, que atingem a região nos últimos dias. E nesta sexta-feira (10/02), a previsão do tempo e o céu nublado acusam o risco de pancadas fortes de chuvas, gerando angústia. Infelizmente, casas destelhadas, vias alagadas, estragos e perdas inestimáveis fazem parte do cotidiano dos gonçalenses. Sem investimento em infraestrutura, a cidade acumula cada vez mais problemas que geram prejuízos e transtornos diversos à população. Apesar de gastos milionários da prefeitura em conservação e manutenção, intervenções urbanísticas tão necessárias ficam em último plano.
Ao invés de buscar união em prol da população, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), parece ter dificuldades para aceitar ajuda do governo federal, representado pelo seu principal adversário ideológico político.
Preocupado com a situação de prevenção e ação sobre desastres, o deputado federal Dimas Gadelha (PT) visitou a Defesa Civil federal para saber se há pedidos de ajuda por parte do prefeito e se há como ajudar a cidade.
No entanto, em vez de encontrar colaboração, o deputado foi alvo de críticas por parte dos cabos eleitorais do prefeito Capitão Nelson nas redes sociais.
“Essa postura pouco comprometida com a população afetada é inaceitável. Em momentos de crise, é fundamental que líderes políticos ponham de lado as divergências partidárias e trabalhem juntos em prol da comunidade. A população de São Gonçalo merece ajuda imediata e eficaz para superar os danos causados pela chuva”, disse Dimas.
O deputado ressalta ainda que deve haver compromisso de todos os lados. “É necessário que o prefeito Capitão Nelson cumpra com suas responsabilidades e busque ajuda e recursos para a cidade. O governo federal, por sua vez, deve responder às demandas da população e fornecer o suporte necessário para melhorar problemas como as enchentes na cidade”, acrescenta.
Deputado federal Dimas Gadelha na Defesa Civil federal
População de São Gonçalo busca ajuda por conta própria
Nas redes sociais, lideranças comunitárias e moradores estão mostrando a verdadeira essência da solidariedade e da empatia. A exemplo Tchetcheco, liderança comunitária da Trindade, tem trabalhado incansavelmente para ajudar as pessoas afetadas pela chuva, fornecendo refeições e alimentos. Da mesma forma, o Leandro Sabido tem postado vídeos nas redes sociais mostrando sua dedicação em ajudar a tirar a lama das casas afetadas no bairro do Jardim Alcântara. Estas ações são um sinal de esperança para a comunidade e um exemplo a ser seguido por outras pessoas. A união e a colaboração são fundamentais para superar desafios e, neste caso, eles estão sendo aplicados de maneira brilhante pelas lideranças comunitárias e moradores sem depender de esperar alguma ação por parte do poder público.