Neste último sábado (24), a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu mais uma bem-sucedida edição do projeto Cidadania Itinerante. Realizado na Rua Domingos Carvalhães, próximo à USF Bento da Cruz, no bairro Porto Novo, o evento proporcionou atendimentos a quase 650 pessoas, reafirmando seu compromisso em levar serviços essenciais às áreas mais vulneráveis da cidade.
O Cidadania Itinerante tem como propósito oferecer serviços assistenciais de forma gratuita à população, e no Porto Novo, a diversidade de atendimentos foi notável. A comunidade teve acesso a orientação jurídica, informações sobre o CRAS, isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, exame oftalmológico, orientação para combate à violência contra as mulheres, verificação sobre o direito à tarifa social da Águas do Rio, aferição de pressão arterial, odontomóvel, corte de cabelo e recreação infantil.
Ao longo de suas ações, o Cidadania Itinerante já beneficiou mais de 50 mil pessoas, percorrendo mais de 30 bairros em São Gonçalo. Em janeiro deste ano, o projeto atendeu 590 pessoas no bairro do Sacramento, destacando seu impacto positivo e contínuo na vida da comunidade.
Essa iniciativa reforça o comprometimento da administração municipal em ampliar o acesso da população a serviços fundamentais, reduzindo desigualdades e promovendo o bem-estar social. O Cidadania Itinerante se consolida como um meio eficaz para levar suporte e informações importantes diretamente aos cidadãos, fortalecendo os laços entre a gestão pública e a comunidade.