Por Redação
A edição de setembro da feira de adoção do coletivo de proteção animal Meu Focinho Amado, realizada na Praça dos Ex-Combatentes (Paraíso), no último fim de semana, fortaleceu ainda mais a luta pela defesa dos bichinhos no município de São Gonçalo. Cerca de 600 pessoas participaram da ação social, o que resultou em mais de 30 animais doados e ganhando um lar acolhedor.

Os animais das feiras são cadastrados em um banco de dados, que permite o acompanhamento deles mesmo após doados, trabalho este feito pelo pessoal do coletivo Meu Focinho Amado. Também são tratados, caso haja necessidade, vermifugados e castrados antes de entrar na fila de adoção.
No evento também foram oferecidos serviços gratuitos para os bichinhos de estimação, como tosa, limpeza de orelha, corte de unha, consultas e receitas com o veterinário Rodrigo Prates, da Clínica Veterinária Apaixonados por Quatro Patas (unidade São Gonçalo), que está entre os apoiadores do evento.
Também teve cadastramento para agendar castrações. Detalhe que todos os serviços são abertos ao público em geral, que pode aproveitar e levar o seu bichinho para ganhar um “trato” durante as ações.
“Nós do coletivo sempre nos preocupamos em entregar os pets aos seus novos donos em boas condições de saúde. Também prestamos suporte e acompanhamento durante e adaptação. Os nossos parceiros e apoiadores, somados aos protetores e voluntários, têm sido fundamentais para os bons resultados obtidos através das ações do coletivo Meu Focinho Amado”, explica Amanda Saraiva, uma das responsáveis pela organização.
Quem também ajuda a impulsionar as iniciativas do coletivo de proteção gonçalense é o deputado estadual Professor Josemar (PSOL). O parlamentar apoia e é figura constante nas feiras do Meu Focinho Amado, realizadas em São Gonçalo.

“Professor Josemar tem sido muito participativo e atento às demandas dos animais na cidade (São Gonçalo). Este apoio importante do deputado inclui a criação de projetos de lei e indicações legislativas em benefício da causa em âmbito estadual, o que fortalece, e muito, os avanços na luta pelos direitos dos animais em nossa sociedade”. avalia a protetora Bianca Lopes, que atua há 12 anos na defesa dos animais e hoje figura entre as mais atuantes no estado do Rio.
Os organizadores do coletivo também contam com o apoio da Pikurrilhos Personagens, responsável por disponibilizar, gratuitamente, o personagem de cachorro e alguns serviços nos eventos.