Por Patrick Guimarães
Apesar de uma das exigências do Edital de Concorrência Pública, que serviu como base para a contratação da nova empresa, Força Ambiental, não estar sendo cumprida, conforme mostrou O CONTEXTO na última sexta-feira (11/06), um novo vídeo feito por morador revoltado mostra funcionários da empresa de coleta de lixo Força Ambiental, recém-contratada pela Prefeitura de São Gonçalo, novamente descartando lixo retirado de uma picape pequena.
Um dos itens do edital – 6.1.18.2 – estabelece “que os resíduos coletados pelos microcoletores deverão ser descarregados no local de destinação final definido (aterro), ou diretamente no interior dos veículos coletores compactadores que estiverem por perto, sem que haja o derramamento de resíduos nas vias públicas”.
Contrariando o que está estabelecido, a empresa continua descartando lixo na rua, soba a alegação de coletar depois. A situação reforça denúncias apresentadas por O CONTEXTO sobre o não cumprimento legal do serviço contratado, já que a empresa não está conseguindo atender a todas as exigências do contrato, incluindo ainda a falta de caminhões e caçambas.
Cabe ressaltar que o uso de picapes pequenas, como modelos Volkswagen Saveiro, não estão entre as exigências do contrato de prestação de serviços.
Informações dão conta de que o vídeo divulgado hoje (16/06) teria sido gravado na Rua Maria Lisboa, no Zé Garoto, via que faz ligação entre as ruas Alonso de Faria e Salvatori, no Centro. Assista:
“Eu não gostei nem um pouco de ver eles jogando esse monte de lixo aqui na minha rua. Não importa se vão buscar depois, acho que ninguém gostaria que o lugar onde mora fosse escolhido como depósito de lixo temporário”, questiona uma moradora da Rua Maria Lisboa.
Na última segunda-feira (14/06), abordamos discrepâncias entre o que foi contratado e o que está sendo oferecido para a população. São falhas que atingem milhares de famílias e não estão previstas ou são toleráveis. Entenda melhor o assunto clicando no link: jornalocontexto.com.br/2021/06/14/chama-o-var-custo-mensal-da-coleta-do-lixo-em-sao-goncalo-nao-condiz-com-o-servico-prestado/
Já na sexta-feira passada (11/06), a matéria https://jornalocontexto.com.br/2021/06/11/no-flagra-funcionarios-da-coleta-sao-filmados-jogando-lixo-na-rua/ revelou o primeiro vídeo demonstrando a prática dos funcionários da empresa Força Ambiental, que parece ser habitual na logística da empresa na cidade.
Segundo moradores de vários bairros, conforme mostramos em matérias publicadas anteriormente, o serviço piorou bastante após a mudança da empresa. Questionada sobre o que teria motivado a troca de empresas e se a empresa atual tem capacidade técnica e operacional para cumprir o contrato, a prefeitura não se pronunciou.
Envie sua reclamação para redacao@jornalocontexto.com.br