A deputada federal Daniela do Waguinho (MDB-RJ) apresentou o projeto de lei 911/2021, que propõe a incorporação da disciplina Educação Moral e Cívica à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Se aprovado no Congresso e sancionado pela Presidência da República, o tema deverá ser adotado na grade curricular de escolas públicas e privadas em todo o território nacional.
Quem está na casa dos 40 anos, certamente se lembra de quando as escolas elevavam o patriotismo ao Brasil e inseriam valores voltados para a formação do cidadão, dentro das salas de aula, com destaque tanto para os direitos, quanto para os deveres de cada um dentro da sociedade. Nesta época, estudantes de todas as escolas do país tinham o costume de cantar o hino brasileiro nos pátios das unidades, antes das aulas começarem. Nos anos de 1990, a disciplina Educação Moral e Cívica sumiu das grades curriculares.
Para a autora da proposta, “é necessário que os estudantes, desde cedo, possam aprender e entender sobre a importância da família na construção de uma sociedade saudável, solidária, acolhedora, voltada para o bem-estar coletivo”.
Formada em Pedagogia, Daniela acredita que ensinando noções de cidadania para as crianças e os adolescentes eles se tornam multiplicadores e podem contribuir para a formação de gerações futuras mais conscientes.
Foto: Ascom