Uma operação de força-tarefa desencadeada pelo governo estadual, destinada a desmantelar atividades ilegais de desmonte de veículos, revelou a obscura realidade de dois ferros-velhos em São Gonçalo, na Região Metropolitana, nesta segunda-feira (4). O resultado da incursão foi impactante, com a apreensão de quase 90 carros, carcaças e uma quantidade expressiva de peças. O ponto alto da operação foi a prisão em flagrante do proprietário de um dos estabelecimentos, onde foram encontrados três veículos com registro de furto e dois motores roubados.
A ação, além de combater a comercialização de peças provenientes de veículos roubados, visa impedir danos ao meio ambiente e verificar condições sanitárias, sobretudo em meio à epidemia de dengue. O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, enfatizou a necessidade de regularização para as empresas do setor, alertando que todo material sem comprovação de propriedade e identificação será destruído conforme a legislação ambiental.
A força-tarefa contou com uma abordagem tecnológica inovadora, utilizando o Diagnóstico Inteligente Veicular (DIV), um scanner capaz de realizar leitura completa dos componentes dos veículos em menos de cinco minutos. O sistema integra dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), permitindo verificar a procedência dos componentes.
O material apreendido e o indivíduo detido foram encaminhados à Delegacia de Roubo e Furtos de Automóveis (DRFA). A ação conjunta envolveu policiais militares, civis, bombeiros, e colaboração das secretarias de Meio Ambiente e Fazenda, coordenadas pelo Detran.RJ.