Militante do PSOL Thiago Ávila – Foto: Reprodução
Na manhã deste sábado (23/11), a Polícia Federal deteve Thiago Ávila, militante de esquerda e membro do PSOL, no aeroporto de Guarulhos, São Paulo. Aos 37 anos, Thiago retornava de uma viagem ao Líbano, onde foi expressar solidariedade em resposta aos ataques de Israel ao país e à Gaza. Após um interrogatório, as autoridades permitiram que ele voltasse para sua casa em Brasília.
Thiago Ávila é conhecido por sua defesa ativa dos direitos palestinos, tendo participado de várias manifestações e expressado seu apoio nas redes sociais. Ele trabalha em prol da causa Palestina há 18 anos e já enfrentou detenções similares anteriormente. Em julho, por exemplo, foi apreendido ao retornar de Cuba no aeroporto do Panamá. Naquela ocasião, foi interrogado por horas após a entrega de seu passaporte, com os agentes inquirindo sobre suas viagens anteriores e se já havia sido preso.
Durante sua última viagem, Thiago gravou vídeos que compartilhou nas redes sociais, documentando a situação das pessoas no corredor humanitário de Rafah, que conecta Gaza ao Sinai, Egito. Ele declarou: “Eu acredito na paz verdadeira, no cessar-fogo imediato e estou indo cobrir principalmente os esforços humanitários para que os caminhões parados na fronteira de Rafah consigam entrar em Gaza, evitando que crianças sejam operadas sem anestesia e relatando os acontecimentos com o povo palestino com mais detalhes.”