O Detran.RJ está apoiando o projeto “Livros nas Praças” em suas unidades. A iniciativa disponibiliza um ônibus-biblioteca com 2 mil títulos para a população fluminense pegar emprestados gratuitamente, incluindo livros em braile. A ação aproveita a capilaridade do departamento, com seus mais de duzentos locais de atendimento espalhados pelo Estado, para dar suporte às iniciativas culturais no Rio, que voltam a ser intensificadas após o período crítico da pandemia do coronavírus.
“A cultura do Rio foi severamente afetada pela pandemia. Como o Detran tem postos localizados em todos os 92 municípios do Estado, vimos que é possível ceder esses espaços sem prejudicar a oferta de serviços. É mais uma iniciativa em que priorizarmos as necessidades da população, da mesma forma que estamos fazendo nas feiras de artesanato e comidas no posto do Largo do Machado e no projeto Passaporte Cultural em que apoiamos mais uma vez a Secretaria de Cultura do Estado, transportando alunos de escolas públicas para museus e espetáculos”, explicou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
Sobre o projeto
O projeto “Livros nas Praças” iniciou suas atividades em novembro de 2012 e vem visitando, principalmente, comunidades carentes. Cerca de 330 mil leitores, de todas as idades, já passaram pelo ônibus-biblioteca.
Fotos: Ascom Detran-RJ