Detran-RJ inaugura posto exclusivo para pessoas com necessidades especiais

Foto: Divulgalção
Facebook
Twitter
WhatsApp

O presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, e o governador Cláudio Castro inauguraram, ontem sexta-feira (14/05), o primeiro posto do Brasil voltado para o atendimento a pessoas com deficiência. A unidade fica na Avenida Francisco Bicalho, no Centro, e foi todo adaptado para esta finalidade.

Batizado Posto de Atendimento Detran Acessível (PCD), o local realiza serviços de veículos, habilitação e identificação civil. O presidente do Detran, Adolfo Konder, destacou o pioneirismo e a preocupação do órgão estadual sobre o atendimento a pessoas com necessidades especiais.

“Este é o único posto de Detran no Brasil exclusivo para atendimento de pessoas com deficiência. Estamos deixando um marco na história dos Detrans. Fizemos este posto com orientação e, para isso, ouvimos pessoas com deficiência, que foram à unidade com a equipe de engenharia do órgão. Então, esta é uma entrega de muita importância, que nos levará a prestar um melhor atendimento a esta parcela da população. Foram reformas cuidadosas para que o recebimento das pessoas com deficiência seja possível e digno, com espaço suficiente para atender suas demandas específicas”, destaca Konder.

Na inauguração, o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, e o governador Cláudio Castro

O novo posto também vai realizar aulas práticas de direção para o público PCD do programa Cidadania sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran-RJ. Um carro adaptado para pessoas com deficiência ficará no posto para uso do programa, que desde sua criação já formou mais de 2 mil motoristas. Foram destinadas duas vagas exclusivas para as aulas de baliza. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran terá sala especial para atender o público PCD interessado na primeira habilitação.

Na opinião da aluna do projeto “Cidadania sobre Rodas”, Brenda Bauer, a iniciativa abre precedentes para os Detrans de outros estados. “O posto está incrível e com bastante acessibilidade. O principal destaque é o carro adaptado para realizar as aulas. Isso é muito difícil de achar e não tem em quase nenhum lugar. Acho que o Rio de Janeiro será um grande incentivador para que outros Detrans sigam este exemplo em todo o país”, declarou Brenda, de 19 anos.

Brenda Bauer, aluna do projeto ‘Cidadania sobre Rodas’, elogiou bastante a iniciativa

“A grande dor da pessoa com deficiência é não ter o direito de ir e vir. Precisamos aplicar na prática a política pública e, por isso, a gestão do Detran-RJ deixará um legado para o estado. Um legado de respeito e que demonstra isso para cada pessoa”, afirmou o governador, Cláudio Castro.

Uma van disponível para os usuários com deficiência fará o circuito de hora em hora, seguindo da Radial Oeste, próximo às estações de Metrô e de trem de São Cristóvão, até o posto. O primeiro transporte será às 7h30 e o último retornará do posto para a parada na Radial Oeste às 16h30. Haverá intervalo no atendimento das 11h30 até às 12h30.

O atendimento no PCD está sendo agendado pelo site do Detran (detran.rj.gov.br) ou pelo tele atendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, das 6h às 21h. O acesso dos usuários à unidade será pela Rua Idalina Senra, na lateral do posto.

Fotos: Alexandre Simonini

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais