O Detran.RJ iniciará, na segunda-feira (24/02), um mutirão que se estenderá até quinta-feira (27/2) para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), em resposta à crescente demanda. Esse serviço será disponibilizado nos postos de identificação do estado, funcionando sem a necessidade de agendamento prévio e os cidadãos serão atendidos conforme sua chegada. Cada unidade atenderá conforme sua capacidade operacional. Para obter a primeira via da CIN, que é gratuita, o cidadão deve apresentar somente a certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante do CPF. Os horários de atendimento serão das 8h às 17h nos postos regulares e das 9h às 18h nos localizados dentro de shoppings.
Desde janeiro de 2023, o Detran.RJ começou a distribuir a nova Carteira de Identidade Nacional, que utiliza o CPF como número único para evitar fraudes. A disponibilidade da CIN tem sido gradual, e desde julho do ano passado, pessoas de todas as idades podem solicitar o documento.
A nova identidade inclui um QR Code que confirma sua autenticidade e verifica se o documento foi furtado, clonado ou extraviado. Além disso, a carteira possui um código internacional MRZ, similar ao usado em passaportes, que facilita o uso do documento em viagens, especialmente nos terminais de autoatendimento dos aeroportos brasileiros. Elementos gráficos avançados também foram adicionados para aumentar a segurança contra falsificações.
Foto: Alexandre Simonini/Detran.RJ