Foto: Beth Santos/Divulgação
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes, junto ao vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere, liderou a última reunião do Conselho da Cidade durante a gestão 2021-2024. O encontro ocorreu no Gabinete de Transição, situado no Porto Maravilha, visando a apresentação de um balanço da gestão atual e as diretrizes para o Planejamento Estratégico 2025-2028.
Eduardo Paes destacou os desafios enfrentados desde o início de seu mandato em 2021, incluindo graves problemas financeiros e infraestruturais. “Quando assumimos, encontramos a cidade em uma situação financeira desastrosa, com serviços básicos e transportes como os BRTs em condições precárias. No entanto, conseguimos estabilizar as contas públicas, revitalizar os serviços essenciais e melhorar significativamente o transporte e a educação,” detalhou Paes. Ele também expressou otimismo para o futuro, convocando a todos a contribuir para fazer do Rio o centro do Brasil para o mundo.
Durante o encontro, Eduardo Cavaliere, o vice-prefeito eleito, abordou as conquistas administrativas da prefeitura desde 2021, ressaltando o crescimento do orçamento público de R$ 30 bilhões em 2020 para R$ 47 bilhões em 2024 e a manutenção das contas conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Nossa gestão não apenas colocou as contas em dia, mas também expandiu as políticas públicas, permitindo-nos olhar para o futuro com mais ambição,” afirmou Cavaliere.
Cavaliere introduziu cinco eixos temáticos que guiarão a próxima gestão: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; e Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência. Para fomentar a participação, foi disponibilizado um QR code aos conselheiros para contribuírem com ideias para o desenvolvimento desses temas.
O Conselho da Cidade, criado em 2012, serve como uma plataforma de colaboração entre a sociedade civil e o governo municipal. Eduardo Cavaliere agradeceu às contribuições dos conselheiros pelos últimos quatro anos, destacando a importância do Conselho para o sucesso da gestão atual.
O Gabinete de Transição, sob a coordenação de Cavaliere, foca na eficiência da gestão municipal e prepara o terreno para o Planejamento Estratégico 2025/2028, com oficinas sobre os eixos temáticos para estimular debates e a formulação de um plano que atenda às necessidades da cidade.