Por Patrick Guimarães
Faleceu na manhã desta terça-feira (7/09/2021), aos 53 anos, o empresário e comerciante do ramo de importações Geber Haikal. Morador de São Gonçalo há muitos anos, era muito conhecido na cidade e em outras do estado. Foi candidato a vereador pelo município nas últimas quatro eleições e tinha forte atuação social em alguns bairros, como Colubandê e Alcântara. Existe a suspeita de ter sido o primeiro óbito causado pela doença conhecida como Fungo Negro no Estado do Rio de Janeiro.
Sempre educado e falando em tom baixo, Geber não dependia da política para viver, mas era um sonhador. Gostava das pessoas, sabia ouvir e se colocar bem. Como marca principal tinha o trabalho, tanto ligado ao lado profissional, quanto ao social. Era incansável. Quem o conhecia imaginava que seria um ótimo parlamentar.
Com origem árabe, Geber nasceu em Porto Alegre, em 24 de setembro de 1967. Estava prestes a completar 54 anos neste mês. Ele faleceu no Hospital da Fiocruz, de onde aguardamos a confirmação do diagnóstico pela doença conhecida como Fungo Negro.
A mucormicose (Fungo Negro) é uma infecção oportunista rara, com incidência média de 1,7 casos em cada milhão de indivíduos e preocupa por provocar necrose dos tecidos da face (por isso é chamada de fungo negro). A doença também pode atingir o cérebro.
De acordo com o infectologista Guilherme Furtado, chefe do setor no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, “talvez seja a doença fúngica mais grave, com letalidade na casa dos 45%. Mas pode chegar a 80% em pacientes na UTI ou com comorbidades que afetam o sistema imunológico, em especial o diabetes”.
Ainda não se sabe onde Geber poderia ter contraído a doença. Se confirmado o diagnóstico, ele será o 50º óbito registrado em todo Brasil e o primeiro do Estado do Rio de Janeiro.
Na manhã de hoje, diversas pessoas ligadas ao mundo político, além de muitos amigos, prestaram suas homenagens.
Nota – O Partido dos Trabalhadores de São Gonçalo (PT-SG), ao qual o empresário era filiado, emitiu uma nota em suas redes sociais no início da tarde desta terça-feira (7/09). Leia abaixo na íntegra:
“Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do aguerrido Geber Haikal.
Nosso partido perde um grande companheiro de luta, apaixonado pela nossa cidade.
Que sua garra continue presente em nossas vidas e de todos aqueles que precisarão de apoio para superar a sua ausência.
Nosso sentimento a família e amigos.
GEBER HAIKAL, PRESENTE!”
Ele será sepultado às 15h desta quarta-feira (8/09), no Cemitério do Corte 8, em Duque de Caxias, onde também morou e possui parentes.
O velório começa às 14h.