O presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, vereador Lecinho Bredas (MDB), disse em seu discurso de posse, em janeiro, que não estava assumindo o cargo por vaidade ou capricho, mas sim, pelo desejo pessoal de promover uma transformação política e administrativa na Câmara. Isso inclui enxugar gastos e utilizar o dinheiro público com responsabilidade e em prol do desenvolvimento da cidade. E foi o que ele buscou fazer nos primeiros 100 dias da sua gestão como presidente da Casa, afirma o parlamentar.
“Renegociamos valores de contratos, enxugamos a folha de pagamento e estabelecer novos critérios para aquisições de produtos. Quem acessar o Portal de Transparência da Câmara vai poder analisar o enxugamento de despesas e os cortes de gastos que fizemos”, garante o vereador Lecinho.
Apesar da queda de receita de duodécimo (gerada pela pandemia), Lecinho afirma ter conseguido adequar o orçamento à realidade econômica atual do município.
“Junto com a minha equipe de trabalho, conseguimos promover ajustes financeiros sem desonrar compromissos já assumidos e reduzimos despesas sem prejudicar ou comprometer a qualidade dos serviços institucionais prestados à população pelos 27 integrantes da Câmara”, ressalta o presidente do legislativo gonçalense.
A habilidade administrativa de Lecinho se formou antes de ingressar na vida pública, quando, por alguns anos, gerenciou uma das maiores lojas de eletrodomésticos do país. “Na época, aprendi a desenvolver uma gestão focada em resultados. Hoje estou aplicando esses aprendizados na gestão da casa”, revela o vereador.
Disposto a promover uma inovação histórica, segundo o próprio, afirmar ter elaborado um planejamento e definido uma estratégia ousada para alcançar os resultados que deseja. Para tanto, se utiliza de planilhas e orçamentos para nortear seus passos políticos e suas ações administrativas.
Nos corredores da casa, Lecinho jé é conhecido como o presidente que diz sim para muitas ações, quando é possível. Entretanto, não tem a menor dificuldade de dizer não quando é necessário.
Para executar seu modelo de gestão e obter resultados, o presidente montou uma equipe técnica qualificada para assessorá-lo. Profissionais bem-sucedidos e respeitados em suas respectivas atividades fazem parte desse seleto time.
Adotando sempre uma comunicação direta, com diálogo franco e “olho no olho”, quase todos os dias ele se reúne com seus auxiliares para discutir assuntos pertinentes à gestão da Câmara.
“Quando estou com a equipe, uso minha experiência para ensinar o que sei, mas também tenho humildade suficiente para aprender o que desconheço. Dessa forma a gente consegue fazer o que é correto”, afirma Lecinho.
No universo político, ambiente no qual o oportunismo e a demagogia costumam imperar, aqueles que dignificam a palavra empenhada e honram os compromissos que assumem acabam conquistando, naturalmente, a confiança, o respeito e a admiração de todos à sua volta.
O jornal O CONTEXTO vai continuar acompanhando as reformas administrativas feitas na Câmara de São Gonçalo.
Fotos: Ascom CMSG