A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoveu na segunda-feira (13/05) um evento especial para homenagear os pretos-velhos no Cine Henfil, localizado no Centro da cidade. O evento também marcou o Dia da Abolição da Escravatura, proporcionando momentos de reflexão e celebração da cultura afrodescendente.
O evento, organizado pela Coordenação de Matizes Africanas e Etnias da Secult, incluiu uma palestra ministrada pela arquiteta Renata Gama sobre os escravizados em Maricá. Além disso, houve apresentações do bloco Identidade Preta e uma emocionante passeata até a Praça Orlando de Barros Pimentel, envolvendo capoeiristas em berimbau.
Larissa Novato, coordenadora de matrizes africanas da Secult, destacou a importância do evento como uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a cultura e a ancestralidade afro-brasileira.
Os Pretos-velhos são reverenciados como espíritos que personificam valores como generosidade, amor, humildade e sabedoria. Representam a memória daqueles africanos que foram escravizados e viveram até a velhice, acumulando experiências e saberes ao longo de suas vidas.