Gerente de Restaurante Preso por Furto de Energia em Niterói

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No bairro do Fonseca, em Niterói, durante as operações do projeto Energia Legal realizadas nesta quarta-feira (8), a Enel Distribuição Rio, com o apoio da Polícia Civil, descobriu um furto de energia elétrica em um restaurante. Os técnicos da Enel encontraram uma ligação trifásica feita diretamente no transformador da companhia, com cabo passando por um cano de PVC e por baixo da calçada. O gerente do estabelecimento foi preso em flagrante pela polícia.

Ainda nas inspeções realizadas na terça-feira (7), foram constatadas ligações diretas da rede elétrica da Enel em um pet shop, em Itaipu, e um sítio, em Maravista. Além disso, em Itaipu, foi encontrada fraude no medidor de energia em uma loja de utensílios domésticos. A operação continua até sexta-feira (10) em Niterói. Até o momento, foram identificadas 92 irregularidades, incluindo furtos e fraudes no medidor de energia. Essas práticas não apenas são criminosas, com pena prevista de até oito anos de reclusão, mas também afetam diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e colocam em risco a população.

Conscientização e Combate ao Furto de Energia

Para combater o furto de energia e conscientizar a população sobre seus perigos, a Enel Distribuição Rio realiza não apenas operativos, mas também diversos projetos sociais em comunidades. Esses projetos incluem informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda, e revisão gratuita de instalações elétricas para consumidores com menor poder aquisitivo. Para denunciar o furto de energia, os cidadãos podem acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 0800 28 00 120, sem a necessidade de se identificar.

Sobre o Projeto Energia Legal

Desde o fim de 2019, em 61 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, foram identificados 24,5 mil casos de furto de energia em clientes, a maioria em residências. O objetivo do projeto é combater fraudes e furtos de energia, além de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos dessa prática. Durante o projeto, a Enel Rio oferece uma série de serviços à população, incluindo atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais e orientações de segurança com a rede elétrica.

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