Governo do estado conclui obras de contenção de encostas em Belford Roxo

Obras de contenção de encostas em Belford Roxo são concluídas
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação/GovRJ

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas finalizou com sucesso as obras de contenção de encostas nas ruas Diamantina e Maria Tibúrcio, localizadas no bairro Andrade de Araújo, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Com um investimento superior a R$ 7 milhões, o projeto beneficiará diretamente cerca de sete mil moradores, restaurando a segurança na área frequentemente afetada por deslizamentos devido a intensas chuvas.

O governador Cláudio Castro destacou a importância dessas obras de prevenção. “Essas intervenções são cruciais para assegurar a segurança dos cidadãos. A Baixada Fluminense, que sofre significativamente com as chuvas devido à sua geografia abaixo do nível do mar, ainda tem muito a ser feito, mas já progredimos significativamente na prevenção dos impactos das chuvas intensas,” afirmou ele.

Além de estabilizar o terreno ameaçador para a Escola Municipal Amélia Ricci Baroni e outras 20 residências, a obra incluiu a construção de escadarias que melhoram o acesso às casas situadas na parte alta da rua. Com a finalização da obra, moradores e estudantes podem agora retomar suas atividades diárias com mais segurança, sem medo de futuros deslizamentos.

Uruan Andrade, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, expressou seu contentamento com a conclusão do projeto. “Essa obra não apenas devolve a segurança para as famílias mas também permite que as crianças frequentem a escola próxima de suas casas com segurança. Este é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida dos moradores,” disse ele.

Em adição, a secretaria está conduzindo mais projetos em Belford Roxo, incluindo a construção de uma ponte de concreto na Alameda Brasil, no bairro Lote XV. Com um orçamento de R$ 5,6 milhões, espera-se que estas obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2025, o que elevará a mobilidade na área.

Estas iniciativas fazem parte de um amplo programa de obras promovido pelo Governo do Estado na Baixada Fluminense, focando na prevenção de desastres naturais e no aprimoramento da infraestrutura, que abrange desde a pavimentação de ruas até a construção de pontes, canalização, macrodrenagem e contenção de encostas.

Leia Mais