Na noite do último domingo (2/01), agentes dos grupamentos Maria da Penha (GMAP) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal de Maricá detiveram um homem por violência doméstica em Cordeirinho. O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) alertou o GMAP após suspeitas de que o agressor estivesse armado com uma arma branca, o que levou à solicitação de apoio da equipe Romu.
Na residência da vítima, os agentes localizaram o suspeito, que violava uma medida restritiva da Justiça. A mulher relatou que o agressor a atacou quando tentava recolher seus pertences, exigindo ainda que ela comprasse um celular novo para ele, após ela recusar-se a reatar o relacionamento.
Os agentes prenderam o homem imediatamente e o levaram para a 82ª DP de Maricá para registro da ocorrência. Posteriormente, foi transferido para a Central de Flagrantes na 76ª DP de Niterói, onde foi oficialmente preso por descumprimento de medida protetiva e lesão corporal.
O Grupamento Maria da Penha continua seu trabalho preventivo protegendo vítimas de abusos, que podem ser físicos, patrimoniais, sexuais, morais ou psicológicos, sob a égide da Lei Maria da Penha. A assistência inclui suporte psicológico, jurídico e social para garantir o acolhimento efetivo das vítimas.
A Casa da Mulher, localizada no Centro de Maricá, e os contatos telefônicos disponíveis facilitam o acesso ao acompanhamento oferecido pela Guarda Municipal. As equipes do Grupamento Maria da Penha, atuando 24 horas, assumem a responsabilidade pelo acompanhamento contínuo dos casos, com visitas domiciliares e orientações.
Dependendo do tipo de violência, a vítima recebe o acompanhamento necessário até a delegacia ou unidades de saúde, com suporte durante todo o processo.
Foto: Divulgação