A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro iniciou a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 70 anos, nesta segunda-feira (2/06). A nova vacina, eficaz contra a variante JN.1 da Covid-19, será aplicada visando reduzir internações e mortalidade. O público-alvo inicial são os idosos com 70 anos ou mais, com a possibilidade de ampliação para outras faixas etárias conforme disponibilidade. A meta é vacinar 200 mil pessoas do grupo prioritário.
A vacinação será realizada em 240 unidades de saúde da Atenção Primária e nos Super Centros Cariocas de Vacinação em Botafogo e Campo Grande. Casos especiais, como pessoas acamadas, terão vacinação domiciliar com agendamento online.
A psicóloga Maria Teresa Rausch elogiou os esforços do SUS e dos profissionais de saúde na vacinação. Além da vacina contra a Covid-19, outras vacinas como Influenza, Sarampo e Febre Amarela também estão disponíveis.
O município do Rio de Janeiro já vacinou idosos em Instituições de Longa Permanência e com 80 anos ou mais, como parte do esforço contínuo para manter alta cobertura vacinal na população.
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio