Sob o tema “Respeitar o idoso é respeitar o nosso futuro”, começou a Semana do Idoso em São Gonçalo. A proposta vai oferecer uma série de serviços voltados para essa faixa da população, e teve início segunda-feira (27/09), na Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro.
Entre os serviços previstos nos atendimentos aos idosos estão aferição de pressão arterial, isenção de documentação com equipes do Comitê do Sub-Registro, atendimentos com nutricionista, oficinas de bijuterias e economia de energia elétrica.
Uma unidade móvel do Hospital Santa Beatriz realizou atendimentos oftalmológico nos idosos que participaram da ação. A estrutura montada em um micro-ônibus climatizado e com acessibilidade para cadeirantes conta com dois consultórios totalmente equipados, onde os médicos realizam os serviços de acuidade visual com e sem correção, tonometria, biomicroscopia, fundoscopia e diagnose.
“O diagnóstico precoce é essencial para obter soluções adequadas ao tratamento das doenças oculares. Nosso objetivo com a unidade móvel é promover, de forma dinâmica, melhor qualidade de vida, possibilitando redução e prevenção de problemas de acuidade visual aos gonçalenses”, disse Amanda Ramalho, representante do Hospital Santa Beatriz.
Os serviços também serão realizados hoje (28), na Praça Dr. Luiz Palmier, quarta (29) e quinta-feira (30), no calçadão de Alcântara (próximo ao prédio do relógio).
Os atendimentos também direcionam os idosos para os serviços oferecidos pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), caso haja necessidade.
Abaixo, endereços e telefones dos Creas:
– Creas Arsenal – Rua Eugênio Borges s/nº, Arsenal, Telefone: (21) 3605-1570.
– Creas Jardim Catarina – Rua Leão Gambetá (antiga Rua 13) nº 533. Telefone: (21) 3712-7148.
– Creas Luiz Caçador – Estrada da Trindade, 07, lj 02, Luiz Caçador. Telefone: (21) 3708-7845.
– Creas Mutondo – Rua Maria Cândida, nº 40, Mutondo. Telefone: (21) 3708-7920.
– Creas Vista Alegre – Rua São Pedro, nº 02, Vista Alegre. Telefone: (21) 3708-2114.
As ações são realizadas pela Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social e Especial, e vão prestar os atendimentos até a próxima quinta-feira, no Centro e em Alcântara.