Incentivo à economia criativa

Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais antigo com mandato na Câmara Municipal de Vereadores de São Gonçalo, Jorge Mariola (PODEMOS) parece não ter perdido o fôlego e continua antenado às demandas do município. Jogando nas quatro linhas, o parlamentar atua em diversas frentes e também está atento às possibilidades para impulsionar a economia criativa. Entre os projetos de lei apresentados na casa estão a isenção de taxa de ocupação e uso do Teatro Carequinha para companhias sediadas na cidade. Outra iniciativa, a criação do Polo Gastronômico e Cultural do Alcântara, também visa incentivar o setor das artes.

Em dezembro de 2019, Mariola apresentou o projeto de lei 0281/2019, proposta para a criação do Polo Gastronômico e Cultural do Alcântara, situado no calçadão do bairro, em trecho entre as ruas Palmira Ninho e Antônio Alves.

“A mudança do perfil das atividades é natural, a cidade vai se adaptando. Polos assim, na modalidade transitória de food trucks, especialmente no período noturno, são sucesso em diversas cidades. Gera emprego, renda e opções para as pessoas. Passa a estimular o lazer e a economia”, avalia o vereador.

Outro projeto de lei que resulta em incentivo ao setor cultural, de número 0155/2020, cria a isenção sobre a taxa de ocupação e uso do Teatro Municipal George Savalla Gomes (Palhaço Carequinha). A proposta foi apresentada em junho de 2020.

Em sua justificativa sobre o projeto, o parlamentar destaca a necessidade de fomento à cultura. “É necessidade essencial na vida social. O Teatro Carequinha atualmente é o único teatro aberto para os artistas da cidade. Mesmo assim, a manutenção é deficiente, não há divulgação e a acessibilidade é precária. O mínimo que podemos fazer é isentar os artistas gonçalenses das taxas”, afirma Mariola.

Segundo o texto da proposta, a cobrança sobre a utilização do espaço fica em torno de R$ 500.

Leia Mais