Incentivar a leitura desde a infância. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) ao adquirir e distribuir livros de literatura infantil para todos os alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino. As obras estão sendo entregues para que os alunos possam utilizá-las em sala de aula e em casa.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Itaboraí conta com 21 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e 49 escolas com Educação Infantil, totalizando 5.651 mil alunos, de 2 a 5 anos de idade. Segundo a SEMED, a distribuição dos livros visa contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos pequenos. E ainda colaborar para o acervo pessoal da família.
Ao todo, cada criança receberá três livros, com títulos diferentes, que estão sendo distribuídos pela unidade escolar, conforme o planejamento da escola. São eles, “As gavetas da avó de Clara”, de Angela Chaves; “Vê é uma caixa” e “A vaca avacalhada”, ambas de Valéria Belém.
De acordo com a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, esta é a primeira vez que o município adquire livros de literatura infantil para as crianças da rede. Essa distribuição faz parte do eixo temático da rede municipal de ensino, intitulado “Alfabetizar para Transformar”.
Esta primeira etapa da educação básica dentro do eixo temático “Alfabetizar para Transformar” traz o letramento através de práticas que familiarizam as crianças com os usos da linguagem escrita e oral em seu cotidiano. “Acreditamos que a partir da formação do leitor teremos adultos mais críticos, responsáveis e preparados para realizar boas escolhas”, destacou Gláucia.
No CEMEI Professora Regina Augusta dos Santos, no Centro, a criançada recebeu o livro “As gavetas da avó de Clara”. A obra está sendo vivenciada com os 127 alunos da unidade, incluindo contação de histórias. De acordo com a diretora Mariana Bouças, os livros serão distribuídos gradativamente aos estudantes, sendo um exemplar por trimestre. Assim, todos são trabalhados dentro da sala de aula e na casa das crianças.
“Nós fazemos um trabalho em conjunto com os pais. Nos sábados letivos, eles são orientados a continuar a leitura em casa. O livro tem o papel de expandir o mundo, onde as crianças não precisam estar para vivenciar. É viajar sem sair do lugar, usando sempre a criatividade e a imaginação”, comentou Mariana.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Jania Mattos, esta primeira etapa da Educação Básica trabalha com letramento. “Através da literatura se desenvolve a linguagem, amplia o vocabulário, a imaginação e a criatividade dos pequenos. Outro benefício é o estímulo literário para o acervo da família”, destacou Jania.